Tiny House Walden / Alexandra Lima

Tiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaTiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, PiaTiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Interiores, Janela, VigaTiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Exterior, Janela, FlorestaTiny House Walden / Alexandra Lima - Mais Imagens+ 9

Florianópolis, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis: Alexandra Lima Demenighi, Rodrigo Vargas Souza
  • Cidade: Florianópolis
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Tiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Mauro Goulart Fotografia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construída no meio da floresta, na zona rural de Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. A Walden Tiny House recebeu este nome em referência ao livro de Henry David Thoreau que relata o tempo em que o escritor viveu sozinho no meio da floresta, na casa que ele mesmo construiu e alimentando-se não só do que plantava, mas também da essência da vida. Um pouco do que a proprietária tinha como desejo.

Tiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Exterior, Tijolo, Janela, Fachada
© Mauro Goulart Fotografia

“Fui para a mata porque queria viver deliberadamente, enfrentar apenas os fatos essenciais da vida e ver se não poderia aprender o que ela tinha a ensinar, em vez de, vindo a morrer, descobrir que não tinha vivido”. A casa tem uma área construída de 25 m² e foi projetada para ser construída no sistema construtivo estrutural leve de madeira (Light Wood Frame) utilizando madeira oriunda de floresta plantada (Pinus Eliotti). O método de montagem proposto pelos arquitetos foi o não industrializado, contrariando a tendência da construção modular e industrializada no qual sistema construtivo Light Wood Frame está inserido. Esta escolha foi definida para diminuir a dependência da indústria, o custo de montagem e sendo uma alternativa de autoconstrução.

Tiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Mauro Goulart Fotografia
Tiny House Walden / Alexandra Lima - Imagem 11 de 14
Planta
Tiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Interiores, Mesa, Bancada, Pia
© Mauro Goulart Fotografia

Utilizando o conceito faça-você-mesmo (Do it yourself – DIY) os arquitetos produziram kits e manuais para autoconstrução do Light Wood Frame e durante um ano fizeram cursos práticos de montagem nas principais madeireiras e universidades de Florianópolis. Assim, este projeto é parte integrante de um esforço de fazer arquitetura de baixo custo e de qualidade focando a sustentabilidade e autonomia construtiva.

Tiny House Walden / Alexandra Lima - Fotografia de Exterior, Floresta
© Mauro Goulart Fotografia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Tiny House Walden / Alexandra Lima" 29 Ago 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947692/tiny-house-walden-alexandra-lima> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.