Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 2 de 17Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 3 de 17Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 4 de 17Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 5 de 17Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Atelier RITA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Boureau
Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 6 de 17
© David Boureau

Descrição enviada pela equipe de projeto. Oferecer Refúgio

Este projeto tem parceria com a ONG Emmaüs Solidarité e faz parte de uma iniciativa que tem como objetivo solucionar a chegada constante de refugiados na França. O projeto está localizado em Ivry-sur-Seine, uma cidade industrial nos subúrbios franceses. O terreno, pertencente a uma antiga indústria que não está mais em atividade, tem 9000m² e será ocupado por um projeto urbano que está em elaboração.

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 17 de 17
Axonométrica

O Centro de Acolhimento Temporário foi projetado para 400 pessoas, sendo 350 refugiados e 50 da comunidade cigana. Famílias, algumas apenas com mulheres e crianças, são abrigadas por no máximo 6 meses. Este programa humanitário praticamente não tem precedentes no país, o que nos leva a pensar sobre a atual situação migratória no mundo, e também ressalta a dificuldade de projetar algo deste gênero para os arquitetos. 

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 14 de 17
© David Boureau

A primeira pergunta que precisa ser respondida é como oferecer dignidade e funcionalidade para uma população vulnerável com culturas diferentes. O projeto foi pensado como uma pequena cidade, apostando na noção comum do que é o habitar, independentemente da origem geográfica. 

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 13 de 17
© David Boureau

Entre os espaços coletivos e os mais íntimos, todos se assemelham a uma vida em comunidade. Da ágora grega à praça da igreja cristã, as pessoas organizam suas vidas entorno dessa transição entre o coletivo e o privativo, da sociabilidade para a introversão. 

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 11 de 17
© David Boureau

As seis tendas, que funcionam como espaços com múltiplos usos, foram implantadas no coração do abrigo. Os espaços livres que separam essas tendas oferecem uma série de espaços de suporte desse conjunto de "edifícios". É nessas espaços que as pessoas dessa comunidade interagem: crianças brincam, e adultos passam tempo juntos. Os dormitórios foram dispostos nos dois lados deste centro, com três ruas destinadas às mulheres e casais e três para famílias com crianças.  

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 3 de 17
© David Boureau

O pensar de uma arquitetura temporária 
Iniciada em 2 de Novembro de 2016 a construção durou 4 meses e 1 semana, inaugurando em 7 de Março de 2017. O Centro de Acolhimento precisava ser construído rapidamente, o que levou a escolha pela técnica da pré-fabricação. Para reduzir o tempo de operação, a obra usou de dois canteiros ao mesmo tempo, sendo a infraestrutura desenvolvida no local e a pré-fabricação dos módulos de madeira em uma fábrica perto de Nancy. 

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 2 de 17
© David Boureau

A estrutura de madeira do projeto é reutilizável, o que significa que pode ter uma "segunda vida", quando pensamos em economia circular, ou também ser desmontada e remontada em outro lugar. Este é um aspecto importante para esse projeto, visto que este abrigo está projetado para ficar neste terreno por 5 anos. 

Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA - Imagem 4 de 17
© David Boureau

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:94200 Ivry-sur-Seine, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Acolhimento Temporário para Refugiados e Viajantes / Atelier RITA" [Shelter for Migrants and Travelers / Atelier RITA] 19 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947667/centro-de-acolhimento-temporario-para-refugiados-e-viajantes-atelier-rita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.