Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 2 de 22Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 3 de 22Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 4 de 22Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 5 de 22Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: CatsEye Bay Design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  36
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kat Lu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Heritage Building Centre, The Terrace House Shop, Wayne Mavin
Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 13 de 22
© Kat Lu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto ousado em um apartamento de 36 metros quadrados em um edifício art deco está localizado em Sidney, na Austrália. Inicialmente havia a necessidade de adequar o espaço para locações rápidas, como Air BnB, porém, o resultado convergiu para um espaço adequado tanto para locações rápidas quanto para longa duração. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 9 de 22
Cortesia de Catseye Bay Design
Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 20 de 22
Planta

Esta reforma é resultado do trabalho da arquiteta Sarah Jamieson, diretora do escritório CatsEye Bay Design. A arquiteta trabalhou com uma abordagem de observação do espaço, permitindo que as possibilidades se apresentassem, e fossem analisadas e revistas, antes de transformá-las em maquetes eletrônicas e protótipos. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 5 de 22
Cortesia de Catseye Bay Design

O apartamento agora conta com um dormitório, e área de estar, espaços que cuidadosamente revelam momentos de deleite ao longo do dia. O aparamento também faz uso inteligente de marcenaria sob medida, a qual resolve questões tanto de mobiliário quanto de arquitetura, apresentando respostas em relação a sua funcionalidade e aos estímulos visuais, acomodando, múltiplo usos, criando linhas de visão, e organizando fluxos. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 10 de 22
© Kat Lu

Há espaço para sentar, para ler, para trabalhar, para sair do banheiro e entrar em um closet, para cozinhar e para receber amigos, para se apoiar e abrir as janelas que dão para a rua, e é claro, para dormir e descansar com amplas vistas. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 19 de 22
Planta

Ao entrar no apartamento, o visitante é, primeiramente, recebido por uma forma ousada, sinuosa e intransigente, a qual funciona como um generoso espaço de armazenamento. O visitante então se desloca para onde são revelados os espaços básicos necessários para dormir, armazenar e descansar. Uma curva similar conduz a cozinha, onde é possível sentar, conversar e fazer os serviços domésticos de forma simples e delimitada em um só espaço. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 4 de 22
© Kat Lu
Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 18 de 22
© Kat Lu

A localização da marcenaria foi a chave do projeto. Ao alinhar o espaço de sentar e estar com as janelas, criou-se o espaço essencial de uma sala de estar, ao mesmo tempo que se liberou espaço para o dormitório. Ao sentar na cama e olhar par a janela, o visitante sente que todo o espaço é um quarto triangular. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 17 de 22
© Kat Lu

Os materiais são uma parte importante de como o apartamento se configura. A madeira, os azulejos, as superfícies pintadas e os tecidos foram cuidadosamente escolhidos para atrair o visitante para perto, e criar um lugar confortável, iluminado e calmo. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 14 de 22
© Kat Lu

As duas peças de marcenaria foram fabricadas por Wayne Mavin & Co e foram meticulosamente finalizadas a mão. Outros materiais e acabamentos foram restaurados, incluindo o piso original. 

Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design - Imagem 6 de 22
© Kat Lu

"A arte de uma cadeira não é a sua semelhança com a arte, mas sim sua razoabilidade, sua utilidade e sua escala como uma cadeira. Essas são as proporções, que são visivelmente razoáveis. Uma obra de arte existe como ela mesma. Uma cadeira existe como ela mesma. E a ideia de uma cadeira não é uma cadeira." - Donald Judd, 1986

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Darlinghurst NSW 2010, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pequeno Apartamento Esculpido / CatsEye Bay Design" [Small and Sculpted Studio Apartment / CatsEye Bay Design] 13 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947239/pequeno-apartamento-esculpido-catseye-bay-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.