Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de ExteriorMuseu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de ExteriorMuseu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Interiores, CozinhaMuseu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de ExteriorMuseu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Mais Imagens+ 42

Tianjin, China
  • Arquitetos: Lacime Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3563
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:CAAI
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Fuchandi (Tianjin) Technology Co., LTD, Tianjin South Glass Energy Saving Glass Co. LTD, Tianyuan Construction Group
  • Arquiteto Responsável: Zhaofang Song
  • Equipe De Projeto: Xiaobo Pan, Shuguang Wu, Yue Ren, Jia Luo, Wenfeng Liu, Bo Feng, Tianpeng Zhu, Mengrou Wei, Dehe Yang, Chenyun Shen
  • Projeto Executivo: Tianjin Tianyou Architectural Design Co. LTD
  • Projeto Estrutural: Yuan Xin Engineering Consultant (Shanghai) Office
  • Projeto Paisagístico: Tianjin Donglin Zhujing Landscape Planning and Design Co. LTD
  • Design De Interiores: Shanghai Biyu Environmental Art Design Office
  • Projeto Parede Cortina: Shanghai Hengli Construction decoration Engineering Co., LTD
  • Projeto Bim: Beijing Interconnection Cube Technology Service Co. LTD
  • Execução Estrutural: Tianyuan Construction Group Co. LTD
  • Execução Parede Cortina: Beijing Tiancheng Yingliang Stone Co. LTD
  • Cidade: Tianjin
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Exterior
© CAAI

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na região de Binhai, na costa leste de Tianjin, China, o projeto está no coração do Bohai Economic Rim e perto do Parque Temático Tianjin Binhai Aircraft Carrier e do Parque Cultural Binhai Matsu. É, portanto, um local diversificado que integra entretenimento, educação e cultura. As suas excelentes condições geográficas o tornam também um espaço único de exposição e vivência.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Exterior
© CAAI

Todo o planejamento da área da baía segue a lógica básica de “ponto, linha e plano para criar uma sequência espacial urbana contemporânea de homem, mar e céu”. Inspirada na ideia de onda, a edificação foca no tema “água”, onde extrai o conceito de “gota d'água e onda” e cria uma imagem sobre o mar. Todo o volume se assemelha à uma onda para criar um diálogo com a natureza, tornando-se uma existência simbólica onde o mar e a terra convergem.

Toda a área expositiva é projetada com três grandes espaços funcionais: a "Wave" (Museu de Arte), teatro ao ar livre e espaço público. Cada área está conectada com a praia circundante. A edificação está separada da duna de areia e do recife, como uma estrutura que flutua sobre o mar.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Exterior
© CAAI

O volume conta ainda com três terraços exteriores com vista para o mar. Eles conformam um espaço extra da edificação. As pessoas podem se sentir completamente relaxadas quando apenas os sons da natureza são ouvidos. Neste espaço, as pessoas, o mar, o ar e o sol estabelecem uma ligação mais estreita.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Exterior
© CAAI
Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Exterior
© CAAI

Um design paramétrico integrado é usado no envelopamento da edificação. O arranjo sutil da chapa de alumínio permite que a fachada reflita a luz do sol de diferentes ângulos em diferentes períodos de tempo. O espelho d´água em volta da edificação lança uma luz difusa na fachada produzindo uma aparência deslumbrante. O espaço livre de pilares com mais de 30 metros de altura é alcançado pela estrutura fina em forma de concha, que ergue-se para se dividir em três seções que equilibram a tensão em cada direção.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Exterior
© CAAI

A tecnologia BIM é aplicada à placa de alumínio permitindo que suas mais de 13 mil peças caibam na fachada, proporcionando uma textura rítmica em espiral. A fachada atingiu o equilíbrio perfeito em isolamento térmico e iluminação natural adequada. Todos os dispositivos eletromecânicos estão ocultos no subsolo, e o telhado e o revestimento contribuem para a criação de um projeto integrado. A forma pura é realizada com a ajuda da tecnologia.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Imagem 39 de 47
Cortesia de Lacime Architects
Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Imagem 12 de 47
© CAAI

No interior do volume, desde o teto, até a tela de vidro estampada e a janela, todos trabalham para interpretar a “água” em diferentes estados que é o elemento mais comum na natureza, criando um ambiente cultural equilibrado.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© CAAI

O corredor do térreo é um espaço redondo, e feixes de luz fluem no espaço. O hall foi projetado com uma mistura de cortina d'água e aço inoxidável, o que oferece uma experiência visual-tátil.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Fotografia de Interiores
© CAAI

A superfície de iluminação do primeiro pavimento é conformada por uma grande cortina de vidro de até 8 metros, que ajuda a trazer luz natural e vistas para o mar enfatizando a relação entre os espaços internos e externos.

Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects - Imagem 22 de 47
Croqui. Imagem cortesia de Lacime Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Nova Zona Central do Porto de Pesca de Tianjin Binhai, Tianjin, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Museu Shimao-The Wave / Lacime Architects" [Shimao-The Wave Showroom / Lacime Architects] 05 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947083/museu-shimao-the-wave-lacime-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.