Apartamento El Camarin / IR arquitectura

Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 2 de 32Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 3 de 32Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 4 de 32Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 5 de 32Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Mais Imagens+ 27

Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 18 de 32
© Fernando Schapochnik

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno apartamento, produto residual da divisão de uma propriedade construída na década de 1950 no bairro de Chacarita, Buenos Aires, configura uma esquina no primeiro pavimento com vistas abertas tanto ao exterior, quanto àqueles que passam curiosos pela rua. Estes fatores, somados ao desejo do proprietário em habitar um espaço iluminado e flexível, determinaram a estratégia do projeto.

Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 19 de 32
© Fernando Schapochnik
Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 23 de 32
Planta
Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 3 de 32
© Fernando Schapochnik

A demolição dos poucos elementos construídos no interior do espaço permitiu a exploração total do espaço livre, deixando de fora apenas um pequeno banheiro. A abertura completa da parede que conformava a esquina permite ampliar visualmente e funcionalmente o espaço.

Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 5 de 32
© Fernando Schapochnik
Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 29 de 32
Isométrica 02
Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 12 de 32
© Fernando Schapochnik

A incorporação de fechamentos espaçados oferece um novo dispositivo, um diafragma capaz de expandir o uso do apartamento no verão e contraí-lo durante o inverno, um colchão térmico que, por sua geometria e textura, assumirá a responsabilidade de preservar a intimidade do apartamento.

Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 14 de 32
© Fernando Schapochnik

A partir das paredes mantidas se desdobra um móvel que contém uma pequena cozinha, geladeira e máquina de lavar, além de expandir e dar acesso ao banheiro existente, organizar as áreas técnicas, os espaços de armazenamento, os equipamentos, e dar abrigo à cama e à escrivaninha que se relacionam com o resto do ambiente através de uma biblioteca.

Apartamento El Camarin / IR arquitectura - Imagem 8 de 32
© Fernando Schapochnik

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Chacarita, CABA, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento El Camarin / IR arquitectura" [El Camarin / IR arquitectura] 03 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946959/apartamento-el-camarin-ir-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.