Sede ASI Reisen / Snøhetta

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de ExteriorSede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Exterior, FachadaSede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, EscadaSede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Sala de JantarSede ASI Reisen / Snøhetta - Mais Imagens+ 18

  • Clientes: ASI Reisen
  • Engenharia Estrutural: Tragwerkspartner, Innsbruck
  • Hvac, Simulação : Alpsolar Klimadesign; Innsbruck
  • Cidade: Natters
  • País: Áustria
Mais informaçõesMenos informações
Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© Christian Flatscher

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em meio a um exuberante jardim na cidade austríaca de Natters, esta estrutura de madeira de quatro pavimentos projetada pelos arquitetos do Snøhetta combina eficiência e sustentabilidade para dar forma a um edifício elegante e integrado à paisagem. Além de incorporar conceitos de open office e métodos de construção sustentável, a nova Sede da ASI Reisen faz uso de uma série de estratégias para a otimização do consumo de energia e a redução da pegada de carbono, combinando soluções de alta e baixa tecnologia.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Exterior, Fachada
© Christian Flatscher

Para que possamos continuar a viver e prosperar neste planeta, os edifícios que projetamos e construimos precisam ser cada vez mais empáticos com a natureza e sua preservação, e mais do que isso, devem prezar pelo conforto e eficiência energética na mesma medida. “Através de sua inovadora estrutura de madeira e sofisticados sistemas de eficiência energética, o projeto da nova Sede da ASI Reisen é um marco da arquitetura sustentável e um exemplo a ser seguido. E mais do que isso, os seus espaços programáticos oferecem um ambiente de trabalho agradável, moderno e flexível”, explica Patrick Lüth, Diretor Executivo do escritório do Snøhetta em Innsbruck.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© Christian Flatscher

A fachada da nova Sede da ASI Reisen se revela como uma “cortina verde”, um edifício tomado por trepadeiras que crescem livremente sobre as estruturas metálicas que protegem a fachada de madeira da incidência direta dos raios de sol, garantindo uma perfeita integração entre a arquitetura e a paisagem. Contando com dezessete diferentes espécies de plantas de clima quente, esta cortina verde também serve como elemento de proteção solar, filtrando a luz do sol e sombreando as enormes superfícies de vidro do edifício. Junto à fachada oeste, esta estrutura secundária oferece uma oportunidade para que os funcionários possam sair e relaxar à sombra em um ambiente sombreado e tranquilo. As mais de cem trepadeiras que cobrem as fachadas do edifício fazem com que o mesmo se transforme ao longo do ano, adaptando-se organicamente às diferentes necessidades de cada estação. Além disso, o microclima criado entre as duas fachadas sobrepostas do edifício permite uma redução considerável do consumo de energia necessário para resfriar o edifício durante os meses mais quentes do ano.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Exterior
© Christian Flatscher

Para proteger os elementos de madeira da fachada do edifício, os arquitetos optaram por um antigo método japonês conhecido como yakisugi. Levemente carbonizada, a superfície da madeira tornar-se impermeável e portanto, resistente e duradoura além de protegida contra insetos e pragas. De forma complementar, o núcleo de circulação vertical e o subsolo do edifício foram construídos em concreto armado enquanto os pisos, forros e esquadrias foram executados em madeira maciça.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Imagem 16 de 23
Corte

A ampla superfície plana da cobertura do edifício, além de sombrear as superfícies de vidros das fachadas, também inclui um sistema de captação da água da chuva, a qual é posteriormente encaminhada às cisternas subterrâneas que alimentam o sistema de irrigação automática dos jardins e trepadeiras. Contando com mais de 1.200 novas plantas de 73 diferentes espécies nativas, o projeto da nova Sede da ASI Reisen também contribui com a biodiversidade local, garantindo um menor impacto do edifício na paisagem natural e melhores condições de conforto para seus usuários.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Christian Flatscher

Projetados para acomodar um total de 65 funcionários, os escritórios de planta livre da ASI Reisen podem ser facilmente adaptados conforme diferentes necessidades e programas. Espaços de circulação  eficientes proporcionam espaços de trabalho mais amplos, abertos e flexíveis, incluindo uma enorme variedade de diferentes acomodações, assim como áreas de convívio e espaços para reuniões formais e informais. Amplas superfícies envidraçadas oferecem vistas panorâmicas para o jardim, as florestas e as montanhas que circundam a cidade. Uma escada escultural junto a um generoso foyer de pé-direito duplo criam um espaço acolhedor para os visitantes.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Escada
© Christian Flatscher

A atmosfera leve e aprazível dos espaços interiores é enfatizada pelo uso indistinto da madeira como principal componente da arquitetura do edifício. Procurando priorizar o conforto dos funcionários, foram incluídos no projeto uma série de espaços de uso comum, nichos, salas de reuniões, espaços de relaxamento, um refeitório e vestiários. Prateleiras verdes foram utilizadas para subdividir o espaço de trabalho sem no entanto bloquear totalmente a visibilidade e a iluminação dos espaços interiores, criando pequenos espaços informais para o deleite dos usuários do edifício. Uma nova passarela com espaços de encontro e relaxamento foi concebida para conectar a nova estrutura ao edifício existente.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Christian Flatscher

Para alcançar melhores resultados e uma maior eficiência energética, foram feitas distintas simulações durante a fase de projeto, testado e adaptado cada uma das soluções ao longo do processo. Como resultado disso, o edifício conta com um sistema de bombas de calor embutido no piso responsável por aquecer e arrefecer o edifício. Somando-se a isso, uma infinidade de sensores de temperatura, umidade e qualidade do ar fornecem informações e dados que imediatamente sensibilizam os sistemas de ventilação natural. Este monitoramento constante permite que o edifício opere de forma integrada para garantir melhores condições de conforto com um mínimo de consumo energético. Além disso, a cobertura conta com um sistema fotovoltaico para produção de energia elétrica, responsável por parte considerável do consumo energético do edifício durante a jornada de trabalho.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores
© Christian Flatscher
Sede ASI Reisen / Snøhetta - Imagem 17 de 23
Planta
Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar
© Christian Flatscher

Ao oferecer soluções que permitem minimizar o impacto ambiental a curto, médio e longo prazo, o projeto da nova Sede da ASI Reisen oferece a seus funcionários um ambiente de trabalho saudável e agradável. A arquitetura do edifício, finalmente, procura refletir os valores de uma empresa profundamente comprometida tanto ambientalmente quanto socialmente.

Sede ASI Reisen / Snøhetta - Fotografia de Interiores, Sala de Estar
© Christian Flatscher

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Natters, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sede ASI Reisen / Snøhetta" [ASI Reisen Headquarters / Snøhetta] 01 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946744/sede-asi-reisen-snohetta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.