Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraApartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, JanelaApartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, CamaApartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Prateleira, BancadaApartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Mais Imagens+ 25

  • Arquitetos: Lez Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  116
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Júlia Tótoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acaiá Estudio, Carbono Design, Coral Tintas, Eliane Revestimentos, Galpão SIA, Ladrilharia, Marcos de Sertânia, Perron Ramos, Portinari
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Prateleira, Cadeira
© Júlia Tótoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes do Apê Taquinho adoram Brasília e encontraram um excelente apartamento em uma das primeiras quadras construídas no Plano Piloto. Com piso original de taco de madeira, janelas amplas e pé direito generoso, o apartamento tinha um potencial eminente, mas precisava de uma boa reforma com reorganização dos fluxos e divisões dos cômodos para acomodar as novas necessidades.

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela
© Júlia Tótoli
Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Imagem 30 de 30
Planta
Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa
© Júlia Tótoli

Como costumam receber visitas com frequência, os moradores precisavam de uma grande área social que coubesse a família e os amigos confraternizando juntos. O ponto de partida foi a integração da sala de estar e TV com a sala de jantar e a cozinha, demolimos a parede que fazia o fechamento e resolvemos transformar toda a área em um espaço só. A bancada de granito com desenho em “L” possibilita a comunicação entre os ambientes e atende a dinâmica da família. A ilha com o cooktop sustenta o banco suspenso revestido com ladrilho hidráulico azul que serve como assento para a mesa de jantar, desenhada para caber até 12 pessoas. A lavanderia foi realocada onde antes existia um quarto e permitiu que a cozinha crescesse ainda mais.

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Cadeira
© Júlia Tótoli

O sangue nordestino também foi considerado. Buscamos criar relações entre essas diferentes regiões através dos revestimentos, itens de decoração e mobiliário. Priorizamos materiais que remetiam ao artesanal e ao natural, criando uma atmosfera aconchegante de casa para dentro de um apartamento. Criamos bancadas de concreto aparente que foram executadas durante a obra, tanto na sala como no lavabo, que recebeu uma pintura na cor açaí que contrapõe com o piso preto, cinza e branco.

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores
© Júlia Tótoli
Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Chuveiro, Bancada
© Júlia Tótoli

Mantivemos a laje existente que foi tratada e recebeu acabamento de concreto para ser um elemento característico do projeto, contrastando com as paredes que são em sua maioria revestidas com elementos brancos como a textura de chapisco, o tijolinho e a pintura. O piso de taco original foi revitalizado, trazendo aconchego e aquecendo os espaços. O quarto dos filhos foi projetado para abrigar várias funções e não ser só um dormitório. Desenhamos a treliche com acesso lateral feito pela escada ou por meio da parede de escalada. O fechamento superior foi feito com cordas trançadas manualmente. Ao lado da cama fica um baú para os brinquedos e um balanço casulo. Um mural colorido segue uma narrativa e traz a temática da cidade de forma lúdica e divertida.

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Júlia Tótoli

Durante o briefing, os clientes nos pediram para agregar a sensação de refúgio ao apartamento, com espaços para se esticar na rede e relaxar no final de um dia. Conduzimos esse pedido também para a suíte master, que originalmente abrigava um banheiro grande e disfuncional. Diminuímos o banheiro e inserimos um grande closet com fechamento em espelho para refletir a paisagem da área externa. As janelas se abrem para a copa das árvores. Essa sensação nos inspirou a valorizar essa relação com a vegetação também vinda de dentro. Por isso, como um respiro, as plantas estão presentes em todos os cômodos e nos ajudam a tornar o apartamento descontraído, leve e acolhedor.

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Júlia Tótoli

Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira, Viga
© Júlia Tótoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasilia - Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Taquinho / Lez Arquitetura" 25 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946376/apartamento-taquinho-lez-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.