Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 2 de 25Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 3 de 25Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 4 de 25Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 5 de 25Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Mais Imagens+ 20

Les Loges-en-Josas, França
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  18000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bene, CasaGrande, Gerflor, Holcim, Schüco
  • Arquitetos Responsáveis: Michel Rémon, Alexis Peyer
  • Paisagismo: Laure Planchais
  • Iluminação: Yann Kersalé
  • Sustentabilidade E Engenharia: TRIBU
  • Acústica: AVLS
  • Orçamento: Vanguard
  • Cidade: Les Loges-en-Josas
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 10 de 25
© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto com cientistas cujas pesquisas servem a todo o planeta, os arquitetos Michel Rémon e Alexis Peyer conceberam um local de trabalho único. A combinação das habilidades de arquiteto e pesquisador conferiu ao PARIS INNOVATION CAMPUS o status de um "mundo construído" emblemático condizente com o know-how do Grupo Air Liquide. A forma independente do local incorpora sua poderosa aura científica. Ela projeta a reputação internacional do grupo para além da zona rural de Loges-en-Josas, muito além do setor científico Paris-Saclay, onde está localizado.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 5 de 25
© Sergio Grazia

Com esta abordagem inicial, o cliente demonstra seu compromisso com desempenho energético e ambiental. A transparência do edifício expressa, portanto, a fluidez gasosa de seu "material de base" e também reflete sua missão com a sustentabilidade do planeta. O edifício armazena, na forma de hidrogênio, a energia produzida a partir de painéis fotovoltaicos - uma inovação na França! O centro produz seus próprios recursos, até mesmo os carros que circulam no local são movidos a hidrogênio.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 19 de 25
© Sergio Grazia

A arquiteta e paisagista Laure Planchais implantou a biodiversidade no jardim circundante. Ela presta homenagem aos grandes exploradores botânicos e ao elo histórico entre Versalhes e o Plateau de Saclay.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 25 de 25
Planta

O complexo de pesquisa inclui escritórios localizados a oeste, abertos para o jardim no centro do local, bem como laboratórios a leste, acessados por um anel viário. Essas duas funções distintas se entrelaçam para criar uma "artéria de pesquisa" composta por salas de reuniões, espaços de encontro informais e cafeteria.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 2 de 25
© Sergio Grazia

Um lugar único para onde convergem os corredores do edifício, esta artéria de pesquisa constitui um ponto de encontro para todos os usuários. No verão, a profundidade desses conjuntos e sua orientação norte-sul proporcionam ventilação noturna natural. Os ganhos de calor acumulados pelas lajes de concreto são armazenados e liberados durante o dia. Os painéis radiantes fornecem aquecimento no inverno.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 16 de 25
© Sergio Grazia

Os arquitetos imaginaram uma marca arquitetônica e paisagística composta por uma grande figura circular onde o edifício está localizado. Carro-chefe do grupo de pesquisa e inovação da Air Liquide, o projeto representa a primeira fase de um re-desenvolvimento global. Esta grande figura circular se abre para um centro ajardinado, afastado da rua para respeitar o caráter residencial do seu entorno.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 11 de 25
© Sergio Grazia

Com uma entrada voltada para o norte, Michel Rémon projetou um edifício heliotrópico estritamente organizado no eixo norte-sul, condizente com o sol que penetra por entre as grandes paredes de concreto cruzadas em sequência. A luz natural diurna filtra as respectivas orientações leste e oeste para iluminar este eixo central.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 4 de 25
© Fabien Garcia

O pavilhão de recepção conduz os visitantes ao salão da "rotunda", espaço de transição entre o ambiente externo e o Centro de Pesquisas protegido por uma grande cúpula em estrutura de aço. Este espaço se abre para o oeste em um espelho d'água e, em seguida, para o restante do entorno industrial. O acesso ao auditório é feito por meio dele.

Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés - Imagem 9 de 25
© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:78350 Les Loges-en-Josas, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Campus de inovação da Air Liquide Paris / Michel Rémon & Associés" [Air Liquide Paris Innovation Campus / Michel Rémon & Associés] 21 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946101/campus-de-inovacao-da-air-liquide-paris-michel-remon-and-associes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.