Escritório Docket / Livia Dalmaso Arquitetura

Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, JanelaEscritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, CadeiraEscritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, CadeiraEscritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Tijolo, VigaEscritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gisele Rampazzo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arte em Ladrilhos, Bortolini, Dello Móveis, Ofinia do Tapete, P&C Home, Selvva, Trimble Navigation
  • Arquiteta Responsável: Lívia Dalmaso
  • Clientes: Docket
  • Engenharia: SmartPlan Engenharia
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Gisele Rampazzo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como a empresa estava em expansão e precisava fazer a mudança com urgência, fizemos o projeto e a obra em pouco tempo, praticamente quatro meses no total. Trata-se de uma start up que realiza busca, pré-análise e gestão de documentos e certidões, usando a tecnologia para desburocratização, reduzindo custos e prazos. Desde o início, tínhamos a ideia de que o espaço deveria ter um estilo industrial, com cara de loft americano. Um aspecto moderno e jovem, condizente com o conceito das empresas do ramo. Além disso, seguir esta linha nos ajudava na questão do orçamento limitado, pois o uso de itens aparentes e mais rústicos teria um custo inferior a outros estilos de construção.

Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Janela, Viga
© Gisele Rampazzo

Na reforma, as antigas salas delimitadas por divisórias, que geravam ambientes pequenos, foram demolidas. Também removemos completamente as placas do forro tradicional de escritórios dos anos 90 e o carpete. Refizemos toda a infra-estrutura de elétrica e ar condicionado. Precisávamos aproveitar ao máximo a laje, pois além de acomodar muitas estações de trabalho, havia a necessidade de espaços mais versáteis como uma área de descompressão e o lounge de entrada que acabariam ocupando bastante espaço.

Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© Gisele Rampazzo
Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Prateleira, Janela
© Gisele Rampazzo

Outra expectativa dos clientes era de que as estações de trabalho não tivessem aspecto convencional, eles pediram que fosse possível os colaboradores trocarem de posições. Sendo assim, escolhemos um mobiliário bem “limpo”, mas com a mesma funcionalidade dos móveis convencionais para uso corporativo. O piso teria que ser prático, mas representava um valor expressivo diante do nosso orçamento devido a área. Por isso, optamos por placas de piso vinílico padrão cimento queimado. Usamos cores apenas em alguns detalhes.

Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Iluminação
© Gisele Rampazzo

Tiramos partido da própria arquitetura, construindo paredes de tijolos e blocos de concreto aparente, por exemplo. A base do escritório é neutra, mas já tem bastante personalidade e conta claramente com o estilo industrial mesmo antes da chegada do mobiliário. Nosso principal desafio foi acomodar 130 pessoas trabalhando em estações de 1 metro de largura e ainda dedicar boa parte da área a um espaço para descompressão e um lounge de entrada mais descontraído para reuniões informais e rápidas, trabalhos pontuais e também recepção de convidados. Além disso, precisávamos de três salas de reuniões em espaços privativos e fechados.

Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sofá, Mesa, Cadeira
© Gisele Rampazzo

Nos projetos residenciais gostamos de trabalhar com conceitos de arquitetura industrial, mas às vezes precisamos nos conter para que não fique muito impessoal e frio. Este escritório, ao contrário, foi uma grande oportunidade de usar e abusar dessas ideias! Temos cimento queimado que sempre está presente nos nossos projetos e paredes de tijolinhos, mas como protagonistas do espaço. Além disso, em todos os projetos a gente preza pela funcionalidade, mas acaba conseguindo explorar outros detalhes, decoração, etc. Neste caso o projeto é funcional em sua essência e isso nos representa muito. De qualquer forma, usamos detalhes como a pintura degradê do hall que não deixam de afirmar que “um arquiteto passou por aqui”!

Escritório Docket  / Livia Dalmaso Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Cadeira, Viga
© Gisele Rampazzo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório Docket / Livia Dalmaso Arquitetura" 18 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945966/escritorio-docket-livia-dalmaso-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.