Casa PC21 / EXTERIA

Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Exterior, Madeira, FachadaCasa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroCasa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa PC21 / EXTERIA - Mais Imagens+ 27

Tunquen, Chile
  • Arquitetos: EXTERIA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cosentino, Hansgrohe, AutoDesk, Bosca, CHC, Kohler, Legrand / Bticino, Natucer
  • Arquiteto Responsável: Juan Cruz Viton
  • Cidade: Tunquen
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Marcos Zegers

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada a cerca de 500 metros do mar, a uma altura que permite vê-lo e apreciá-lo, bem como o pôr do sol sobre o Oceano Pacífico. Situada no final do condomínio, o lote faz divisa com um riacho ao norte, e na sequência as vistas se abrem para a imensidão do mar. A casa é composta por 3 blocos que, de um lado, foram abertos para as vistas (mar-riacho-campo-norte), e do lado oposto, se fecham formando um pátio de acesso ao leste, protegido, contido e escalonado. Cada um dos 3 volumes responde a diferentes usos da casa, e, por sua vez, foram volumetricamente diferenciados, com coberturas inclinadas para a vista ou à procura de luz solar. Já as circulações foram tratadas como anexos aos volumes, sendo planas e abertas.

Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada
© Marcos Zegers
Casa PC21 / EXTERIA - Imagem 24 de 32
Implantação
Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Exterior, Aido
© Marcos Zegers

O acesso se dá pelo bloco principal, que abriga o hall de acesso, a sala de estar, a cozinha e os terraços mais altos, com vista para o mar. No segundo volume (ao norte) está a suíte master, com banheiro compartimentado e 2 terraços privativos: um para o leste, para uso pela manhã e outro para o norte, para o pôr-do-sol e relaxamento, já que possui uma banheira de hidromassagem. Este setor da casa também abriga um quarto de hóspedes com banheiro. O terceiro volume, a sudoeste, tem 2 quartos, um banheiro e uma sala de estar e jogos. Devido à inclinação do terreno, uma área de 120 m² foi gerada sob o volume principal, sendo utilizada como clube, com churrasqueira, playground, fogueira e um terraço para a face nordeste. A materialidade da casa é basicamente madeira, que foi tratada de diferentes formas e dimensões, de modo a separar os volumes e gerar um conjunto de texturas e tons.

Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Marcos Zegers
Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Marcos Zegers

No interior, o revestimento utilizado foi o pinho escovado, em toda a parede, exceto na caixa de acesso, que esconde uma adega, parte da cozinha, onde foi utilizado o cedro escovado e polido. Em toda a casa, foi utilizado porcelanato no piso, de forma a unificar os volumes. Os espaços externos da entrada foram tratados com pouca vegetação e de baixa manutenção, favorecendo a materialidade da arquitetura, que a confina e caracteriza.

Casa PC21 / EXTERIA - Fotografia de Exterior, Madeira
© Marcos Zegers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa PC21 / EXTERIA" [Casa PC21 / EXTERIA] 06 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945022/casa-pc21-exteria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.