Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior, ConcretoJunção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior, ConcretoJunção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de ExteriorJunção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Imagem 5 de 26Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Mais Imagens+ 21

  • Diretor De Projeto: Provincia Autonoma di Bolzano, dott. eng. Umberto Simone
  • Cliente: Department of Infrastructure and Mobility of the Autonomous Province of Bolzano
  • Engenharia Civil E Estrutural, Gestão De Obras: eng. Mario Valdemarin
  • Equipe Engenharia: eng. Mario Valdemarin, eng. Dieter Schölzhorn, EUT Energie und Umwelttechnik GmbH, Bergmeister GmbH, Geoconsulting Int.
  • Consultoria Escavação E Geotecnia: eng. Mario Valdemarin, eng. Dieter Schölzhorn
  • Consultoria Geológica: geol. Alfred Psenner, geol. Icilio Starni
  • Consultoria Sistemas Tecnológicos: Studio Tema Srl (p.i. Mattia Betti)
  • Construtora Geral: PAC S.p.A in ATI com Wipptaler Bau AG e Beton Eisack GmbH
  • Comprimento: 500m (túnel de junção central); 5 km (anel viário concluído); 8 km (comprimento total do anel viário)
  • Cidade: Bresanona
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Concreto
Cortesia de MoDusArchitects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova porta de entrada para o centro de Bressanone (Itália), uma pequena cidade no sul do Tirol, é a mais recente adição à Rodovia Bressanone-Varna. O projeto de paisagismo e infra-estrutura feito por MoDusArchitects, é composto por uma série de estradas conectadas, em grande parte subterrâneas, que reduzem o volume de tráfego e fornecem uma rota alternativa pelos dois centros da cidade.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior, Concreto
Cortesia de MoDusArchitects

O trecho de junção central recém-inaugurado do anel viário é a seção do projeto que se reconecta com a via principal da SS12 nas proximidades do centro da cidade de Bressanone. Circulando pelo anel viários, os motoristas navegam em uma rotatória e passam por um túnel curto em forma de "U", juntamente com seus dois portais de concreto aparente, para chegar a um eixo alternado com a Via Roma - a estrada principal que leva diretamente à cidade. A estrutura do novo portal voltada para o leste assume uma forma sinuosa que contribui para o léxico de elementos curvilíneos que caracterizam muitas das intervenções no projeto original, afastando-se do vocabulário estritamente técnico ou funcional normalmente oferecido por projetos de infraestrutura.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior, Concreto
Cortesia de MoDusArchitects
Shaft - Corte longitudinal
Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior
Cortesia de MoDusArchitects

Inaugurado em 2012, o anel viário de 5 km que contorna o centro histórico da cidade de Bressanone, para chegar ao norte de Varna, foi planejado em um esforço para evitar congestionamentos, reduzir a poluição e facilitar o acesso de norte a sul.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Interiores
Cortesia de MoDusArchitects

O projeto pedia uma série de intervenções (portais de túneis, muros de contenção, barreiras acústicas, subestações de serviço, estruturas mecânicas, shafts de ventilação e vários elementos de sinalização) ao longo de todo o seu comprimento e é guiado por três decisões simples de projeto. Em primeiro lugar, os arquitetos procuraram minimizar o impacto ambiental dos elementos acima do solo, a fim de expressar uma qualidade arquitetônica e técnica. Em segundo lugar, esses elementos e os do subsolo foram conceituados em uma abordagem unificada e consequente do projeto, e foram ajustados para acomodar as particularidades das condições imediatas do local. Por fim, os setores de Bressanone e Varna foram reunidos em um continuum, pelo qual os dois municípios não são mais concebidos como contextos distintos, mas como duas partes de um todo maior.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Concreto
Cortesia de MoDusArchitects

O projeto apresenta um inventário de elementos complementares integrais ao sistema de túneis - como novas entradas. Os portais dos túneis de junção central foram concebidos como figuras expressivas cujas estruturas emergem das redes ocultas e invisíveis de estradas que servem como mediadores das velocidades e escalas do contexto urbano estratificado.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior
Cortesia de MoDusArchitects

O trabalho em concreto da nova adição é feito de agregados e materiais de escavação retirados do canteiro de obras em andamento do Túnel Brenner de 64 km que atravessa os Alpes de Innsbruck (Áustria) a Fortezza (Itália). Juntamente com o concreto aparente, as paredes de barreira acústica em madeira de lariço e com os shafts de ventilação em aço, os portais constituem importantes locais de projeto arquitetônico: eles se encontram na interseção entre paisagem, infraestrutura e mobilidade. Essas intervenções marcam o limiar entre o solo e o subsolo, tornando-se parte da paisagem urbana de Bressanone e também definindo a experiência passageira do motorista.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Fotografia de Exterior, Concreto
Cortesia de MoDusArchitects

MoDusArchitects prestaram atenção especial às emissões de ruído e muitas das intervenções, como as paredes concreto, lidando com soluções de absorção sonora. A pesquisa sobre a reconfiguração de materiais comumente usados na indústria da construção de estradas mostrou soluções para melhor atender a essas preocupações ambientais, enquanto explora novas maneiras de combinar materiais simples e de baixo custo que podem preencher a lacuna de escala e superar as dificuldades inerentes à construção em estreita proximidade com os edifícios de pequena escala de Bressanone.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Imagem 12 de 26
Cortesia de MoDusArchitects
Planta

O próximo e último segmento do anel viário, projetado para ser concluído em 2025, estenderá a intervenção para sua trajetória final, passando pelo centro da cidade de Varna, com um comprimento total de 8 km.

Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects - Imagem 5 de 26
Cortesia de MoDusArchitects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:39042 Bresanona, Bolzano, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Junção central do anel viário de Bressanone-Varna / MoDusArchitects" [Central Juncture of Bressanone-Varna Ring Road / MoDusArchitects] 27 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944476/juncao-central-do-anel-viario-de-bressanone-varna-modusarchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.