Casa Comarina / Cidadela Arquitetos

Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, CadeiraCasa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Iluminação, VigaCasa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, CadeiraCasa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de ExteriorCasa Comarina / Cidadela Arquitetos - Mais Imagens+ 32

Aruana, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  215
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fernanda Passos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Blindex, Casa das pedras, Cristallux, Deca, Dimibu, Diviart, FM Mix, Hiper Ferragens J Alves, Marmoraria Sergipe, Passos Portas, Revest vidro, Terminox, Tramontina, Trimble
  • Arquitetos Responsáveis: Ítalo Motta, Fernanda Passos
  • Engenharia Estrutura: José Francisco de Castro Serra
  • Engenharia Hidrossanitário E Drenagem: Adriano Gonçalves dos Anjos Oliveira
  • Engenharia Elétrica E Cabeamento Estruturado: Henrique Santos Ribeiro
  • Colaboradores Construção: José Roberto Santos Souza, Francisco de Souza
  • Cidade: Aruana
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Fernanda Passos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada num lote com dimensões e contornos que se configuram como exceção às geometrias regulares dos demais terrenos de um condomínio localizado na região praiana de Aracaju, a casa se apoia sobre um desenho sintético para equacionar o variado conjunto de influências e condicionantes estabelecidos no processo de concepção. O programa arquitetônico é distribuído ao longo de três destacadas faixas entre soleiras, no eixo mais extenso e horizontal do lote. Nesse sentido, a primeira parte se relaciona de modo espacial e visual com a sua soleira adjacente, bem como à sua faixa central, para abrigar atividades de caráter social com maior intensidade. A terceira parte, configurada por dormitórios, espaços com naturezas mais reservadas, vincula-se diretamente com a soleira que a estende.

Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira
© Fernanda Passos
Planta
Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Fernanda Passos

A faixa central é marcada pelo vazio, que permite uma ampliação ou duplicação da área de contato das faces projetadas com os ventos que sopram do sentido leste e sudeste nesta região. Há ainda neste meio uma subdivisão, iniciada logo à frente da edificação por uma garagem que se camufla, e que sem a presença dos automóveis, transforma-se num empraçamento ainda mais acolhedor; na sequência, uma passarela protegida por brises de madeira revelam parcialmente o que há entre as suas frestas e possibilitam o cruzamento da ventilação para a parte posterior; ao fundo, um pátio descoberto articula o uso da piscina com o espaço da grande sala.

Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Fernanda Passos
Maquete
Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Exterior
© Fernanda Passos

A concepção arquitetônica acontece em paralelo com o esboço estrutural em concreto, com estudos que resultam em volumetrias mais leves ao saltar a edificação do solo e ao oferecer um desenho mais delicado para os reservatórios de água. De modo geral, toda a ocupação da casa ocorre entre dois planos de lajes maciças de concreto, com seus vigamentos voltados para as partes externas.

Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Exterior, Fachada, Viga
© Fernanda Passos

Os reservatórios estão apoiados sobre uma das vigas de borda no dormitório central, bem próximos ao meio do seu vão. Como forma de manter a autenticidade dos materiais e encontrar neles valores de naturalidade arquitetônica e estética, a casa, em grande medida branca, apresenta também fechamentos em madeiras ou vidros, pisos de pedra portuguesa ou granilite, e estampa de pilares e laje com o próprio concreto. Pode-se colocar que a arquitetura aqui produzida é marcada por uma certa lógica que vai se revelando através de uma série de análises ou buscas durante o entendimento do lugar, das pessoas, das condições disponíveis, das tecnologias construtivas. Há nela uma certa intenção de ser duradoura...pelo simples fato de ser enraizada.

Casa Comarina / Cidadela Arquitetos - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela
© Fernanda Passos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Comarina / Cidadela Arquitetos" 24 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944343/casa-comarina-cidadela-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.