Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura

Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Sofá, Janela, CadeiraApartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Janela, CadeiraApartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Janela, Madeira, Cadeira, BancadaApartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Cadeira, VigaApartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: INÁ Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brilia, Cabo Sil, Coral, Deca, La Fonte, Ladrilar, Legrand, Rodapé Santa Luzia, Tigre, Trimble, reka iluminacao
Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando Beatriz e Luisa decidiram reformar seu apartamento em Pinheiros, São Paulo, começaram a pesquisar por escritórios de arquitetura na internet. Quando encontraram o INÁ Arquitetura, se identificaram com a linguagem do escritório. Após algumas conversas, fomos contratados para reformar o apartamento de 90m². Tudo deveria ser feito no prazo de três meses, e para atender a esse prazo, elaboramos e seguimos à risca um cronograma aprovado pelas clientes.

Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira
© Maíra Acayaba

O apartamento era formado por pequenos cômodos: dois quartos, sala, cozinha em formato de corredor e banheiro. No entanto, o desejo era por ambientes maiores onde pudessem receber visitas e aproveitar melhor a casa. Beatriz e Luisa concluíram que seria mais proveitoso se desfazer do segundo quarto para que seu espaço pudesse ser melhor aproveitado. Num primeiro momento, decidimos integrá-lo à sala, criando uma sala de estar ampla. Porém, foi encontrado um pilar existente entre o quarto e a sala, impossibilitando tal modificação. Junto das moradoras, decidimos, então, unir os dois dormitórios em um. A sala, por sua vez, seria integrada à cozinha.

Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Bancada, Cadeira
© Maíra Acayaba
Planta - Layout
Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Bancada, Pia, Cozinha
© Maíra Acayaba

A cozinha ganhou espaço quando demolimos suas paredes e aumentamos a área de piso revestido por ladrilhos hidráulicos, os quais são do modelo Estrela, desenho de autoria de Paulo Mendes da Rocha. O piso, nas cores branco, cinza e azul, é elemento de destaque do projeto, juntamente com as vigas de concreto aparente. Quando projetamos a marcenaria, sugerimos as moradoras a investir em eletrodomésticos embutidos na parede, o que deixou o ambiente ainda mais limpo visualmente.

Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Mesa, Janela, Madeira, Cadeira, Bancada
© Maíra Acayaba

A paleta de cores da sala dialoga com a da cozinha, na qual o azul está presente nos estofados e em alguns objetos. Muitos móveis já eram das clientes e foram mantidos, como a poltrona, o rack e a coleção de quadros que decoram a parede. O piso de madeira foi fruto de um antigo sonho do casal, que sempre quis morar em um lar com tacos. Para tal, compramos três lotes de tacos, cada um em um tom amadeirado. Para evitar que os diferentes tons criassem grandes faixas no chão, compusemos uma paginação que mistura as diferentes tonalidades.

Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Porta, Cadeira, Dormitório, Viga
© Maíra Acayaba

A integração dos dois dormitórios gerou um ambiente espaçoso, que comporta mais atividades além do descanso. A marcenaria é composta por um guarda-roupa que se conecta à uma bancada lateral, a qual serve de home office e, mais à frente, possui nichos que abrigam livros. Nesse ambiente, a cor protagonista é o alaranjado, que se revela na mesa de cabeceira, em almofadas e até no papel de parede. A paleta cromática mais quente, somada ao piso de madeira, torna o espaço mais aconchegante.

Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura - Prateleira, Janela
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, Diamantina - Minas Gerais, 39100-000, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Beatriz e Luisa / INA Arquitetura" 23 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944309/apartamento-beatriz-e-luisa-ina-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.