Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, JardimComplexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, FachadaComplexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, FachadaComplexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Vista AéreaComplexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: Safdie Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1000000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Arquiteto : Safdie Architects
  • Arquiteto Projeto Executivo: P&T Group International Limited
  • Instituto Design: CQADI (Chongqing Architectural Design Institute)
  • Cliente: CapitaLand
  • Engenharia Estrutural: Arup
  • Engenharia Mecânica, Elétrica E Hidrossanitária: Parsons Brinckerhoff
  • Paisagismo: Williams, Asselin, Ackaoui & Associates
  • Engenharia Fachada: ALT
  • Sinalização E Design Gráfico: Pentagram + Entro
  • Consultoria Iluminação: BPI (Brandston Partnership Incorporated)
  • Design De Interiores: The Buchan Group (Retail)
  • Consultoria Leed: Arup
  • Supervisor : Rider Levett Bucknall
  • Cidade: Yuzhong Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Vista Aérea
Fotografia - EJay Photography. Imagem Cortesia de Safdie Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após oito anos de projeto, desenvolvimento e construção, Safdie Architects está prestes a concluir seu mais recente projeto na China: Raffles City Chongqing, um vibrante complexo que combina instalações de escritório, residência, hotel, varejo e recreação em um terreno de 22,7 acres, incorporado dentro do distrito de Yuzhong, densamente desenvolvido. Situado na confluência dos rios Yangtze e Jialing, o local historicamente significativo foi o lar do portal mais importante da cidade e da entrada imperial: o portão do Chaotian. A área também foi o principal posto comercial de Chongqing, à beira do rio, que tradicionalmente impulsiona o desenvolvimento nesta cidade do interior, catalisando sua evolução para se tornar uma das cidades mais densas e de crescimento mais rápido do mundo, com uma população metropolitana de mais de 30 milhões de pessoas.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
Fotografia - Arch-Exist Photography. Imagem Cortesia deSafdie Architects
Cortesia de Safdie Architects
Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
Cortesia de Safdie Architects

A inauguração - em fases - do Raffles City Chongqing começou em setembro de 2019 com a abertura de uma galeria comercial com cinco andares e 220.000 metros quadrados e continua até o início de 2020, culminando na abertura do "The Crystal", um "arranha-céu horizontal" de 300m de comprimento estendendo-se por quatro das oito torres do empreendimento. Inerentemente ao local, o projeto do Safdie Architects para Raffles City Chongqing responde ao caráter da cidade, bem como à sua paisagem montanhosa e clima extremo. O projeto incorpora uma abordagem considerada para questões de densidade populacional, conectividade comunitária e renovação urbana dentro de um centro da cidade altamente desenvolvido. É a quarta colaboração da empresa com a CapitaLand, uma das maiores incorporadoras imobiliárias da Ásia.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Cortesia de CapitaLand

Com uma área total construída de mais de 1 milhão de metros quadrados, o Raffles City Chongqing é um dos maiores e mais complexos projetos do Safdie Architects até hoje. Ele continua com a pesquisa prática da empresa pelos bairros verticais, comunidades urbanas habitáveis e espaços públicos cuidadosamente conectados. Como em outros projetos Safdie, é dada prioridade à maximização do acesso à luz do dia, ao ar, ao espaço verde e às vistas. Para conseguir isso em Chongqing, os diversos elementos do programa foram distribuídos em oito torres delgadas que se elevam acima de uma base comercial que apresenta um amplo parque público na cobertura e praça cívica que se conecta diretamente às ruas mais altas da cidade. Para dar conta do terreno montanhoso, essa base fornece vários pontos de entrada para o empreendimento em diferentes altitudes.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Jardim
Fotografia - Arch-Exist Photography. Imagem Cortesia deSafdie Architects

The Crystal - Abrangendo quatro torres acessíveis, com 300 metros de comprimento, o Crystal também se conecta a duas das torres mais altas do empreendimento, através de pontes interligadas. Considerado um "arranha-céu horizontal", o Crystal abriga 15.000 m² de instalações, incluindo jardins, inúmeras opções de restaurantes, bares e espaço para eventos, um clube residencial, piscina infinita e lobby do hotel. Um mirante público oferece aos visitantes vistas desobstruídas da confluência dos rios Yangtze e Jialing através de um deck de vidro ao ar livre. Uma evolução do SkyPark do Safdie Architects, desenvolvido para Marina Bay Sands em Cingapura, The Crystal continua a prática da empresa em explorar a conexão entre edifícios como um meio de expandir o espaço público oferecido em empreendimentos urbanos densos - geralmente na cobertura.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
Fotografia - Arch-Exist Photography. Imagem Cortesia deSafdie Architects

Fechado por uma estrutura de vidro e aço - um perfil serrilhado com seção transversal elíptica - o Crystal oferece aos visitantes acesso à luz natural, vistas amplas e jardins ao longo do ano. Painéis de metal nas superfícies voltadas para o oeste e vidro nas superfícies voltadas para o leste proporcionam aos hóspedes e visitantes luz natural pela manhã e sombra do sol à tarde. Situado em uma zona de terremoto, o Crystal 'flutua' em rolamentos de larga escala nas torres para acomodar qualquer movimento necessário.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
Fotografia - HEZHENHUAN. Imagem Cortesia de Safdie Architects

Galeria comercial e parque na cobertura - A galeria comercial é organizada em cinco andares, coroada por um amplo parque público com vista para a histórica Praça Chaotianmen. As três principais galerias comerciais são alinhadas como uma continuação conceitual das principais ruas norte-sul da cidade. Situadas entre as torres, as galerias criam “ruas” internas claras que atravessam a base comercial em direção à praça. Cada uma dessas ruas internas é generosamente dotada de luz natural das claraboias situadas na base acima. Duas galerias adicionais atravessam essa base, na direção leste-oeste, e proporcionam aos visitantes vistas para os rios Jialing e Yangtze. O sistema de galerias, pontuado pelos nós no cruzamento, fornece um meio para os visitantes se orientarem dentro dos 220.000 m².

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
Cortesia de Ascott Raffles City Chongqing

O parque público está ao lado de cada um dos jardins privados da torre residencial, criando uma rede de espaços verdes e abertos em todo o empreendimento com vista para os rios Jialing e Yangtze. Obras de arte públicas no parque incluem grandes esculturas de artistas chineses notáveis como Zheng Lu e Jiao Xing Tao.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
Fotografia - Hongguang Li. Imagem Cortesia de CapitaLand

Torres - O empreendimento Raffles City Chongqing é composto por oito torres no total, com seis torres ao sul chegando à 250m e duas torres ao norte estendendo-se até 350m. O posicionamento das torres segue a lógica interna das galerias comerciais para se alinhar com a malha da rua circundante e fornecer um senso de orientação com a cidade. As janelas urbanas criadas pelas torres oferecem vistas da cidade através dos dois rios. O lado norte das torres apresenta uma tela que fornece uniformidade à fachada e filtra a luz do dia para residentes e funcionários dos escritórios. Cinco são torres residenciais, sendo uma delas a torre residencial mais alta da China. A segunda torre - tão alta quanto - de 350m abriga espaços de escritório até certa altura e depois se transforma em um hotel.

Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects - Fotografia de Exterior
Fotografia - Arch-Exist Photography. Imagem Cortesia deSafdie Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Changjiang Binjiang Rd, Chao Tian Men, Yuzhong Qu, Chongqing Shi, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Complexo Raffles City Chongqing / Safdie Architects" [Raffles City Chongqing / Safdie Architects] 22 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944158/complexo-raffles-city-chongqing-safdie-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.