Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Interiores, Vidro, BalcãoEdifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, FachadaEdifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: MVRDV
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  KEIM, Nuprotec
  • Sócia Fundadora Responsável: Nathalie de Vries
  • Sócia: Fokke Moerel
  • Equipe De Projeto: uca Moscelli, Mateusz Wojcieszek, Matteo Ornato, Brygida Zawadzka, Bartosz Bochynski, Carolin Cremer, Michal Bala
  • Imagens: Antonio Luca Coco, Pavlos Ventouris
  • Estratégia E Desenvolvimento: Willeke Vester, Greetje Wieringa
  • Cliente: Concordia Design (Ewa Voelkel Krokowicz, CEO; Aleksandra Chachaj, gerente de projeto externo)
  • Arquiteto Local: Q2 (Maciej Janczyk, Marcin Kucharski)
  • Artista Mural: Alicja Biała
  • Execução: DEMIURG, WEGNER
  • Cidade: Wrocław
  • País: Polônia
Mais informaçõesMenos informações
Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Juliusz Sokołowski

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concordia Design é um edifício de uso misto que contem espaços de coworking, um lugar para eventos, uma praça de alimentação, uma cafeteria e um terraço na cobertura da ilha Słodowa em Wrocław, Polônia. O projeto é uma renovação e extensão de um edifício patrimonial do século XIX, conservando a fachada do edifício existente e agregando uma extensão contemporânea para criar um ponto focal para o parque vizinho e um destino que melhorará a experiência da ilha para os visitantes.

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Juliusz Sokołowski

A ilha de Słodowa possui uma história complexa e importante: o edifício existente é a única estrutura que permaneceu na ilha após o cerco de Breslau na Segunda Guerra Mundial, mas a ilha também converteu-se em um lugar de encontro para a juventude dinâmica da cidade e sua cultura criativa futurista. Com Concordia Design Wrocław, o objetivo era respeitar ambas características da localização, o que resulta em um edifício sem "fachada posterior" que se abre aos visitantes em ambas direções.

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Juliusz Sokołowski
Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Imagem 22 de 22
Corte
Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Balcão
© Juliusz Sokołowski

O projeto foi influenciado pelas representações de Janus, a divindade romana das transições, o tempo e a dualidade. A forma e o desenho interior do edifício mostram uma certa simetria, com aberturas escalonadas de altura tripla nas entradas de cada extremo. Entretanto, dentro desta simetria, existem claras distinções entre a extremidade "formal" do edifício, que apresenta a fachada da edificação histórica, e a nova adição.  Na extremidade formal, o espaço de entrada abriga a cafeteria com as paredes de azulejo do edifício original. 

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Concreto, Porta
© Juliusz Sokołowski
Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior
© Juliusz Sokołowski

Já a extremidade dita informal do edifício está voltada ao parque e abriga a praça de alimentação. Refletindo a energia dada ao parque pelos jovens da cidade, esta fachada é transparente, moderna e acolhedora, com uma parede de vidro de três andares que se abre para o parque e revela um grande mural da artista polonesa Alicja Biała. O tema principal de seu trabalho é um ritmo lento, respeito pela vida cotidiana, desaceleração e contato com a natureza. Personagens realistas são retratados ao lado de criaturas imaginárias.

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Interiores, Balcão
© Juliusz Sokołowski

“Um dos aspectos mais interessantes de Wroclaw é o domínio público movimentado da cidade e o uso das margens do rio. No centro dessa atividade ao ar livre, a ilha de Słodowa é um lugar único e fascinante”, diz Nathalie de Vries, sócia-fundadora da MVRDV. "A combinação de uma estrutura histórica do Concordia Design Wrocław, uma vibrante mistura de negócios criativos e empolgantes e novas atrações que trabalham em harmonia com o espaço público da ilha consolidará a reputação de Słodowa como o lugar para se estar em Wrocław".

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Interiores
© Juliusz Sokołowski

O projeto da extensão respeita a construção existente, continuando sua linha da cobertura. As aberturas das janelas na extensão correspondem às da fachada histórica, tornando-se mais amplas e transparentes, mais perto da extremidade informal do edifício. Além do café e do refeitório nos espaços de entrada, o restante do prédio de 4500m² abriga salas para escritórios, enquanto o pavimento superior possui um terraço ao ar livre, protegido por paredes de vidro e oferecendo vistas da cidade.

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Juliusz Sokołowski
Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© Juliusz Sokołowski

"Junto ao MVRDV, queríamos criar um espaço democrático que integrasse diferentes grupos de residentes", disse Ewa Voelkel-Krokowicz, CEO do Concordia Design. "Procuramos entender o caráter único do lugar, sua história e potencial. Tanto as comunidades criativas e empresas jovens encontrarão seu lugar aqui quanto todos os que queiram passar seu tempo livre em um espaço bem projetado, em busca de eventos interessantes. Desde o início, nosso objetivo era manter aberta à ilha Słodowa. Concordia tem a oportunidade de combinar este potencial com novas necessidades e atrair novos usuários".

Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV - Fotografia de Exterior, Fachada
© Juliusz Sokołowski

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wrocław, Polônia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Edifício Concordia Design Wrocław / MVRDV" [Concordia Design Wrocław / MVRDV] 21 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944157/edificio-concordia-design-wroclaw-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.