Casa Mango / Estudio Santa Rita

Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, AidoCasa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Sala de EstarCasa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de InterioresCasa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, PortaCasa Mango / Estudio Santa Rita - Mais Imagens+ 18

Mérida, México
  • Arquitetos: Estudio Santa Rita
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  230
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Ríos
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  COP Recubrimientos, Cemex, Helvex, Rochstone, Tecnolite, Teka
  • Arquitetos Responsáveis: Mauricio Pérez León, Marcos Torres Cocom
  • Equipe De Projeto: Maricruz Alcalá, Ana Laura Pérez, Gustavo Pech, Pedro Solís
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Concreto
© Sergio Ríos

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Mango, localizada no centro histórico da cidade de Mérida, se manifesta como um expoente do reabitar a região e recuperar a habitabilidade de uma propriedade com elementos naturais e construções pré-existentes que condicionaram parte de sua continuidade, expansão e presença dentro do contexto urbano imediato até seu interior. 

Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, Aido
© Sergio Ríos
Casa Mango / Estudio Santa Rita - Imagem 19 de 23
Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores
© Sergio Ríos

O uso destinado à residência, de estância temporária, curta ou estendida, determinou as condicionantes para seu novo uso e programa arquitetônico, sob diversas premissas durante todo o processo de projeto e definição arquitetônica. 

Enfatizando e tratando como prioridade a vida pública da casa, os espaços destinados à tal dinâmica aproveitam a qualidade espacial e vistas interior-exterior, como experiência de continuidade, por meio de grandes aberturas que permitem uma adequada utilização da luz natural. 

Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Sergio Ríos

A organização do programa arquitetônico, dividido em dois níveis, responde a um gerenciamento preciso do zoneamento e às condições ideais necessárias. No primeiro nível, o terraço manifesta uma conexão entre o urbano e a edificação. A casa é acessada através de um primeiro bloco com hall de entrada, seguido por um segundo bloco de transição cuja experiência de "olhar e se abrir para o céu" o torna o coração da casa. O percurso continua com um terceiro bloco, que abriga os espaços "públicos-internos" (sala de jantar e cozinha) e, por fim, um quarto bloco, com os espaços  "públicos-externos" (terraço e piscina) no qual o elemento natural é encontrado: uma mangueira, que se torna a marca registrada e dá nome ao projeto “Casa Mango”.

Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior
© Sergio Ríos

O segundo nível abriga o cômodo principal que se conecta com o exterior e seus elementos naturais, sendo sua principal continuidade espacial estabelecida por meio de janelas e portas ao longo do ambiente. Tal espaço é complementado com seus respectivos serviços e um grande terraço exterior.

Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Dormitório
© Sergio Ríos
Casa Mango / Estudio Santa Rita - Imagem 16 de 23
Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Interiores, Madeira
© Sergio Ríos

Outra premissa importante é a solução dos revestimentos interiores e exteriores. Sabendo que tal casa abrigará uma grande e diversa produção de arte, pinturas principalmente, se decide optar por materiais simples, resumindo-os em três, principalmente: um de acabamento liso e neutro aplicado nas paredes e luminárias que permite o protagonismo das obras de arte, revestimentos de mármore em banheiros e cozinha; e um terceiro elemento característico e próprio da casa, a cor amarela nos elementos metálicos: estruturas e serralheria. 

Casa Mango / Estudio Santa Rita - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto, Porta
© Sergio Ríos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mango / Estudio Santa Rita" [Casa Mango / Estudio Santa Rita] 21 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944148/casa-mango-estudio-santa-rita> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.