Apartamento Cmpct / Ultra

Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, JanelaApartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Pia, BancadaApartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de InterioresApartamento Cmpct / Ultra - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: Ultra
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  40
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AS Weckman
Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Sofá, Cadeira, Bancada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no bairro Petrópolis da cidade de Porto Alegre, o lar da jovem moradora deveria ser prático e flexível, acompanhando a vida cosmopolita da capital gaúcha e, ao mesmo tempo, servindo de refúgio para os seus dias agitados. O projeto para o Apto Cmpct parte da necessária otimização dos seus reduzidos espaços sem, no entanto, abrir mão do conforto, elegância e personalidade muito presente nesse apartamento de 40m².

A principal estratégia foi, portanto, a integração dos ambientes com a remoção de trechos de paredes nas suas interfaces e com a inserção de elementos contínuos que reforçam a sensação de unidade e coesão.  Nesse sentido, podem ser citadas as paredes entre o estar e o dormitório; e entre o estar e a cozinha; bem como um trecho de parede entre o banheiro e o dormitório que, nesse caso, além da integração, promoveu também a iluminação natural ao banheiro que antes era desprovido.

Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi

Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Bancada, Pia, Cozinha, Iluminação, Janela
© Marcelo Donadussi

Já os elementos contínuos são encontrados em diferentes formatos e aplicações. Podem ser citados: o painel ripado em MDF laqueado branco que resguarda a área do jantar e, ao mesmo tempo, esconde a churrasqueira, integrando o jantar à cozinha; o forro de gesso, no mesmo alinhamento, que corta os ambientes de um lado a outro aferindo diferentes alturas e promovendo uma iluminação indireta e intimista através da sua sanca; a bancada de trabalho da cozinha em MDF verde que cruza os limites entre cozinha e área de serviço garantindo a integração dos espaços enquanto aberta a porta de vidro jateado; e, por fim, o elemento da cortina em linho branco que cobre toda a parede da fachada leste ainda que suas janelas sejam elementos pontuais e dissociados.

Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores
© Marcelo Donadussi

Além disso, nos limites, agora imaginários, foram propostos mobiliários que atendessem às diferentes demandas por um lado e pelo outro. É o caso do móvel alto central em marcenaria entre o estar e o dormitório que, por um lado suporta as necessidades do estar como apoio para a televisão e equipamentos, armários para armazenamento e uma pequena adega voltada para a entrada do apartamento; e, por outro lado, atua como armário alto para o dormitório e cabeceira para a cama. É o caso também do móvel baixo que separa o estar da cozinha, servindo de apoio posterior ao sofá e de bancada de trabalho e espaço para armazenamento para a cozinha.

Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama
© Marcelo Donadussi
Planta
Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Dormitório, Mesa, Cama
© Marcelo Donadussi

De forma geral, todos os mobiliários propostos visam a total otimização dos espaços atuando, por vezes, com diferentes propósitos, mas com igual linguagem. Além dos já citados, pode ser aqui apontada aqui também a bancada no dormitório que serve de apoio à televisão, atua como cômoda baixa e, próximo à janela, assume a função de home office, função, essa, cada vez mais necessária nos dias atuais. A elegância e a personalidade permeiam todos os espaços através das suas diferentes materialidades e mobiliários que convivem harmonicamente nesse pequeno apartamento. O novo piso em madeira natural Tauari, protagonista do projeto, amarra todos as demais materialidades e cores em um perfeito equilíbrio e beleza. O Apto Cmpct elucida como um bom projeto de arquitetura pode valorizar, através de estratégias inteligentes, os pequenos apartamentos e atuar como catalisador de mudanças e bem-estar nessas morfologias cada vez mais recorrentes nas nossas cidades. 

Apartamento Cmpct / Ultra - Fotografia de Interiores, Pia, Bancada, Vidro
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Cmpct / Ultra" 21 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944133/apartamento-cmpct-ultra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.