Casa AD / Estudio M3

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, JardimCasa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Escada, ConcretoCasa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, PortaCasa AD / Estudio M3 - Fotografia de Interiores, Madeira, TijoloCasa AD / Estudio M3 - Mais Imagens+ 20

City Bell, Argentina
  • Arquitetos: Estudio M3
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  345
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Barandiarán
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alejandro Lo Grasso, Anacleto, AutoDesk, Bloky, BoConcept, Chiusaroli casa del parquet, Corralon Brea, Eugenio Aguirre, Hormigonera platense, LA CASA DEL MÁRMOL, La Plata Clima, Lajas quilmes, Perpool, Pigüe, SBG, Santiago Magliano, Solare, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Aguerre María Eugenia-Casaprima Mariela- Fullone María Juliana
  • Equipe De Projeto: A. Guimil
  • Cidade: City Bell
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Luis Barandiarán

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado em um bairro suburbano de City Bell, nos arredores de La Plata. Seu limite posterior faz fronteira com um campo de golfe, o que se torna a principal particularidade e valor do lote. O cliente exigiu um cuidado especial da nossa parte em preservar sua privacidade sem perder a conexão com a natureza, e ao mesmo tempo resolver a condição de uma residência monoparental para os filhos.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Fachada, Tijolo, Jardim
© Luis Barandiarán

Nesse sentido, desenvolvemos uma casa fechada para a rua e aberta para a parte posterior, com um forte caráter volumétrico de concreto no pavimento superior, em oposição a um piso térreo fluido com paredes de pedra.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Interiores, Madeira
© Luis Barandiarán
Axonométrica
Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Madeira
© Luis Barandiarán

A casa possui uma divisão hierárquica e programática clara em três pavimentos, um subsolo que abriga um programa de lazer, um térreo público relacionado à paisagem e um andar superior que abriga as áreas de dormir. Esses espaços são interligados por dois sistemas diferentes de escadas, um interior de concreto que costura os 3 níveis e outro exterior, de metal que dá acesso direto à área destinada aos filhos.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Escada, Concreto
© Luis Barandiarán
Planta - Térreo
Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Interiores, Madeira, Tijolo
© Luis Barandiarán

Funcionalmente, um pátio no térreo permite que o acesso seja escalonado, enquanto a localização estratégica da escada e cozinha dividem a área de estar da churrasqueira e dos serviços. No pavimento superior, a escada e dois espaços vazios, um interno e outro externo, separam a suíte master da área dos filhos.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Madeira, Vidro
© Luis Barandiarán
Planta - Primeiro Pavimento
Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Porta
© Luis Barandiarán

Estruturalmente, um sistema independente com lajes e vigas contínuas foi usado para configurar os balanços frontais. A estrutura no térreo é determinada por vigas invertidas, a fim de alcançar a laje aparente que define o pavimento público, enquanto a estrutura no pavimento superior apresenta um critério inverso de vigas suspensas que contêm a área privada.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Luis Barandiarán

A imagem é definida pela estrutura, uma caixa de concreto aparente suspensa e uma combinação de cômodos que se apoiam nas paredes de pedra envolvendo e oferecendo privacidade à área pública. Os fechamentos externos foram utilizados de duas formas, alguns transparentes que permitem a relação com o exterior e outros semi-opacos, fixos e móveis, que controlam a luz e a privacidade, dependendo dos usos gerados pelos habitantes.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Luis Barandiarán
Corte
Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Luis Barandiarán

No interior, trabalhamos com dois tipos de elementos de fechamento, fixos que definem a área dos dormitórios e serviços e móveis que interligam as áreas públicas da casa.

Como em toda a produção deste escritório, nesta casa é verificada a importância dos detalhes para a conclusão do trabalho, transcendendo a escala do projeto. O detalhe busca uma arquitetura em que o todo e as partes mantenham uma correlação permanente e inalterável.

Casa AD / Estudio M3 - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada
© Luis Barandiarán

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AD / Estudio M3" [Casa AD / Estudio M3] 08 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/943170/casa-ad-estudio-m3> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.