Residência Arklow Villa III / Douglas & Company

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 6 de 18
© David Southwood

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 2 de 18Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 3 de 18Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 6 de 18Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 4 de 18Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Mais Imagens+ 13

Cidade do Cabo, África do Sul
  • Arquitetos: Douglas & Company
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  160
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:David Southwood
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Artek, AutoDesk, Bluescope, Douglas & Company, Eames, Gregor Jenkin, HAY, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Jan Douglas & Liani Douglas
  • Construtora: DGM Construction
  • Engenharia : Gadomski Consulting Engineers
  • Cidade: Cidade do Cabo
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alterações e adições a uma casa geminada vitoriana de 120 anos em Green Point, Cidade do Cabo transformaram completamente a residência térrea existente. A propriedade sofreu com a falta de manutenção além de adições e reparos descuidados que ocorreram ao longo do tempo. Isso levou à reconstrução e remodelação do telhado e à elevação posterior, para conferir à casa uma nova e necessária vida.

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 2 de 18
© David Southwood

Historicamente, a casa fazia parte de uma série de três chalés idênticos chamados Arklow I-III. Na vista frontal, a casa geminada parece quase inalterada, exceto pela adição de duas novas janelas pontuando o telhado. O sotão existente foi substituído, assemelhando-se ao antigo, mas executado em uma linguagem contemporânea para expor as paredes da fundação de pedra texturizada atrás. Em contraste com a abordagem conservadora da fachada frontal, a parte posterior da casa apresenta uma edificação completamente nova.

Corte - Nordeste
Corte - Noroeste

O caráter de fachada dupla da estrutura existente tornou possível dividir a casa em duas zonas, com espaços privados de um lado e instalações públicas / compartilhadas do outro, com ambas as zonas se beneficiando da luz solar norte e sul. No térreo, a organização espacial principal permaneceu de acordo com o layout original, com a adição de um pequeno banheiro e uma escada que leva a um novo nível. Um novo pátio também foi aberto na parte posterior, para permitir luz e ventilação em espaços anteriormente não iluminados.

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 7 de 18
© David Southwood
Planta - proposta
Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 3 de 18
© David Southwood

No primeiro andar, o dormitório principal e banheiro completam a área privada, enquanto um estúdio com vista para a área de estar abaixo se abre ao terraço e à paisagem da Signal Hill estendendo a área pública. O novo ambiente de volume duplo é extraordinariamente generoso em relação à escala da casa e expõe as treliças do telhado existente na sala de estar abaixo. As estruturas redundantes do telhado existente foram removidas e utilizadas no detalhamento do interior.

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 11 de 18
© David Southwood

O novo trabalho é executado predominantemente em madeira da região. Os recursos e acabamentos existentes foram preservados sempre que possível e usados em combinação com uma nova paleta de tijolos, pedra natural e madeira, exalando calor e textura.

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 5 de 18
© David Southwood

A água da chuva é coletada no telhado e reutilizada para operar a máquina de lavar roupa, lavar louça e vaso sanitário, reduzindo significativamente a dependência da residência no abastecimento de água municipal.

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 10 de 18
© David Southwood

O mobiliário de interior apresenta peças da linha de móveis da Douglas & Company, incluindo E.1027 Credenza e barcart McSorley's Wonderful Saloon. O E.1027 Credenza remete à casa de férias modernista do arquiteto e designer de móveis Eileen Gray, na Riviera Francesa. Inspirado pela abordagem Maison Minimum, o perfil e as extremidades arredondadas lembram a parede de entrada curva da casa. Com a adição de alças verticais finas feitas em cor. O mesmo detalhamento foi incorporado ao design personalizado da cozinha da residência. No Arklow Villa III, o McSorley’s Wonderful Saloon é posicionado na área de refeições em frente a uma janela de vidro sem moldura. A luz suave fornece um habitat ideal para as amadas plantas da casa o que resulta no carrinho sendo preenchido com vegetação, em vez da bebida favorita.

Residência Arklow Villa III / Douglas & Company - Imagem 9 de 18
© David Southwood

O projeto recebeu um prêmio de arquitetura do Cape Institute for Architects.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Arklow Villa III / Douglas & Company" [Arklow Villa III / Douglas & Company] 03 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942529/residencia-arklow-villa-iii-douglas-and-company> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.