Casa Rampa / Estudio PK

Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Interiores
© Alejandro Peral

Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Interiores, Dormitório, ConcretoCasa Rampa / Estudio PK - Mais Imagens+ 23

Belén de Escobar, Argentina
  • Arquitetos: Estudio PK
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  315
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Peral
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Alumetal, AutoDesk, Barugel azulay, Franca, Grun, Lumion
  • Arquitetos Responsáveis: Ignacio Pessagno, Lilian Kandus
  • Cálculo Estrutural: José Luis Pisani
  • Construção: Pablo Martinelli, Javier Orts
  • Colaboradores : Lucila López, Denise Andreoli, Belén Luna Crook, Vanesa Rolón, Denise Bardelli, Melany D’angelo
  • Cidade: Belén de Escobar
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alejandro Peral

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rampa é uma unidade rsidencial unifamiliar localizada em Buenos Aires, a poucos metros do Rio da Prata. Respeitar a implantação e o entorno da casa, utilizando estratégias morfológicas por meio de cheios e vazios, foram as premissas e eixos estruturais para propor o conceito e a ideia principal do projeto. Ela foi desenvolvida em dois pavimentos que, por sua vez, possuem meios níveis e, com base nas possibilidades e oportunidades oferecidas pelo meio ambiente, as diferentes instalações foram planejadas, capturando sempre as melhores orientações, não apenas na horizontal, mas também zenitais. Localizada em um contexto natural, é implantada e coexiste com o meio ambiente através de diferentes operações que fomentam a comunicação entre interior e exterior. Apesar de apresentar uma relação introvertida com a rua, por meio de diferentes pátios internos, possibilita a circulação constante de ar. Pensamos em todo o projeto como um espaço que é esvaziado com diferentes operações para criar uma comunicação direta com o mundo exterior.

Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Alejandro Peral
Casa Rampa / Estudio PK - Imagem 23 de 28
Planta
Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Interiores, Madeira
© Alejandro Peral

A constituição estrutural da casa é baseada em materiais nobres, mas, antes de tudo, foi decidido trabalhar com um sistema estrutural independente, com lajes de concreto e alvenaria. Dentro dos vazios, trabalhamos com materiais porosos e permeáveis ​​que permitem a entrada de luz. A ideia era filtrar o sol para gerar diferentes efeitos de luz e sombra. As aberturas de alumínio evitam a condensação. Os pisos são todos de concreto, alinhados com o estilo da casa. Estudamos pontualmente a conexão com o exterior, pois foi uma peça fundamental para implementar a casa e foi o próprio meio ambiente que gerou a desconstrução do volume. Partimos de um maciço puro e, com base na orientação solar, foram criados vazios em relação direta com o exterior. O relacionamento com o meio ambiente é uma das questões mais importantes para o projeto, por isso, estudamos a melhor forma de nos conectarmos diretamente ao exterior, gerando focos e receptores de luz de forma horizontal e zenital.

Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Interiores, Dormitório, Concreto
© Alejandro Peral

Trabalhamos sempre com um sistema de percursos nos quais, à medida que avançamos, descobrimos diferentes situações, todas em relação direta com o exterior. Pode-se decidir entrar na casa ou continuar se conectando com o meio ambiente através de pátios ou seguir em direção ao limite posterior da fachada onde, a partir de uma varanda, temos vista panorâmica da lagoa. Fizemos um estudo tipológico e entendemos que a melhor maneira de se relacionar com o meio ambiente de maneira inteligente era se aproximando do exterior, trazendo-o para dentro da casa e, ao mesmo tempo. Priorizamos sempre a orientação, para uso eficiente de energia no inverno e no verão, flexibilidade de ambientes, fusão com o exterior e também o uso de materiais regionais e nobres, além de detalhes simples e sintéticos.

Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Alejandro Peral
Casa Rampa / Estudio PK - Imagem 21 de 28
Planta
Casa Rampa / Estudio PK - Fotografia de Exterior, Fachada
© Alejandro Peral

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rampa / Estudio PK" [Casa Rampa / Estudio PK] 30 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942527/casa-rampa-estudio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.