Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura

Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de InterioresCasa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cama, DormitórioCasa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaCasa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, PilarCasa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Mais Imagens+ 24

Barra da Tijuca, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  725
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Nazareth
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hunter Douglas, Blindex, Deca, Ekko Revestimentos, Florense, Guandu Mármores, High End, IF Marcenaria, Kronotex, Luma Iluminação, Lumini, Mãos do Oriente, Palimanan, Portobello, Suvinil, Sérgio Rodrigues, Vidro Lopez, estudiobola
  • Arquitetos Responsáveis: Fernanda Carminate, Pedro Kastrup, Pedro Salgado
  • Engenharia: LRZ Engenharia
  • Paisagismo: Semear
  • Cidade: Barra da Tijuca
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© André Nazareth

Descrição enviada pela equipe de projeto. Espaços abertos e transparentes compõem a Casa RC, um projeto da PKB Arquitetura em parceria com a Salt Arquitetura. Localizada na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, a casa teve como direcionamento de projeto um dos pedidos dos moradores: ter a sensação de morar dentro de uma floresta. Assim, o térreo funciona como uma grande varanda voltada para o lado de fora. Integração é a principal característica no primeiro piso.

Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim, Aido
© André Nazareth
Planta - Primeiro pavimento
Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Exterior, Jardim
© André Nazareth

Os painéis são uma solução que permite a permeabilidade e conexão dos cômodos entre si e com o exterior. Além das poucas paredes internas, os painéis de madeira entre a cozinha e a sala de jantar permitem que o ambiente se torne mais espaçoso ou mais reservado, dependendo da ocasião. Os grandes painéis de vidro permitem que os ambientes internos tenham uma vista plena de todo o jardim ao redor da casa. Assim, o planejamento da área externa se tornou tão importante quanto o projeto de interiores.

Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© André Nazareth
Corte
Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Cadeira, Pilar
© André Nazareth

Outro pedido dos moradores, um casal com suas três filhas, foi que a decoração fosse moderna e prática. A escolha de materiais de fácil manuntenção, como o mármore travertino, foi determinante para evitar problemas com os pés molhados no piso térreo, por exemplo. Além disso, a piscina é revestida por dois materiais diferentes, a pedra Hijau e o Hitam (colocado nas laterais) destacando ainda mais o verde do entorno.

Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores
© André Nazareth

Ela tem uma raia de 16m e um deck molhado. O deck de madeira do entorno possui uma jacuzzi em pedra Hitam. E em um dos lados da piscina, há a escada para a sauna subterrânea, que tem um visor de vidro para debaixo d’água. O andar superior tem três suítes, uma para cada filha e uma suíte master para o casal com 130 m², incluindo escritório, lounge de TV e spa. O objetivo é oferecer total privacidade no andar superior e uma excelente área de convivência na parte inferior.

Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada
© André Nazareth

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RC / PKB Arquitetura + Salt Arquitetura" 27 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942511/casa-rc-pkb-arquitetura-plus-salt-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.