Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ

Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Imagem 2 de 21Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de ExteriorCentro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de Exterior, FachadaCentro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de ExteriorCentro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Mais Imagens+ 16

  • Clientes: City of Hangzhou
  • Engenharia: Buro Happold
  • Plano Geral: NBBJ
  • Cidade: Hangzhou
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shao Feng

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para criar um espaço esportivo de nível internacional na cidade de Hangzhou - uma das mais prósperas da China que triplicou de tamanho na última década - a empresa NBBJ priorizou a sustentabilidade e a experiência humana com foco no tão necessário espaço público para a recreação urbana. Em 2018, foram emitidas em média duas toneladas de CO2 para cada tonelada de aço produzido. Com um desenho icônico que remete à uma pétala de lótus, o Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou utiliza 67% menos aço que o Estádio Nacional de Pequim (o Ninho do Pássaro). O estádio principal, de 80.000 lugares e a quadra de tênis de 10.000 lugares, foram projetados através de modelos paramétricos que permitem viabilizar economicamente seus recursos, além de aproximar os torcedores do campo e maximizar as linhas de visão tanto para o jogo quanto para o Rio Quiantang.

Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Imagem 2 de 21
© Shao Feng
Corte
Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Shao Feng

Para utilizar menos aço, modelar o desempenho energético e criar flexibilidade, a equipe de projeto empregou scripts computacionais para reduzir o aço de duas maneiras: 1) conectando o envoltório de aço e a estrutura de concreto em cada nível para que os dois sistemas trabalhem em união; e 2) fornecendou ma estrutura adicional na área superior para reduzção do balanço da cobertura. O modelo foi parametrizado computacionalmente em resposta a diferentes soluções, como o número de filas de assentos, sua distância do campo e padrões de linha de visão - mudanças de projeto poderiam ser feitas em um tempo extremamente curto, eliminando o método "modelar-testar-descartar" comumente empregado na modelagem tradicional.

Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de Exterior
© Shao Feng
Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de Exterior
© Shao Feng

Para proporcionar um destino ativo aos torcedores e à comunidade, antes, durante e após os jogos, a circulação fluida cria uma experiência pedonal em três níveis de plataformas acima do nível do solo, caminhos de jardim no térreo e pátios escavados que unem o estádio principal, a quadra de tênis e os espaços comerciais no centro esportivo.

Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Shao Feng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hangzhou, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Centro Olímpico Esportivo de Hangzhou / NBBJ" [Hangzhou Olympic Sports Center / NBBJ] 25 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/942051/centro-olimpico-esportivo-de-hangzhou-nbbj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.