Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Exterior, MadeiraCasa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraCasa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Exterior, Madeira, VigaCasa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Mais Imagens+ 23

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  203
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Rothoblaas, Aduro, Binderholz, Ceràmica Ferres, FUSTECH P.B. S.L., JUNG, LA ESCANDELLA, TECHNO PIEUX
  • Arquiteto Responsável: Joan Poca Arquitecte
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nos deparamos com um ótimo terreno, um recorte da floresta que possivelemnte cubriu esta região há muito tempo atrás. Com sua abundância de azinheiras, o solo é sutilmente fresco, com folhas secas e uma leveza homogênea.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Exterior, Madeira
© Adrià Goula
Axonométrica
Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Exterior, Madeira, Viga
© Adrià Goula

Conseideramos que o esforço seria de preservar o que já existe. Deixamos a topografia intacta, respeitamos a trilha de uma antiga estrada florestal que atravessa o terreno de norte a sul e que agora passará sob a nova casa e vamos, além de cortar a menor quantidade possível de árvores.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Adrià Goula
Fachada Sul
Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goula

A casa distribui seu peso em 43 pilares de madeira laminada de 14x14cm que são apoiados sobre estacas metálicas perfuradas cirurgicamente sobre o terreno sem movimentação de terra. Esses pilares continuam a subir internamente, ramificando-se em vigas e escoras e reproduzindo espaços e larguras semelhantes às da floresta no exterior.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Vidro
© Adrià Goula

A estrutura foi disposta em faixas diáfanas de leste a oeste, permitindo-nos assim obter vistas do terreno. Localizada lateralmente, a casa não é percebida como um obstáculo e não divide o terreno em metades.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goula

Muitas vezes a floresta recebe intervenções pensadas por contraste. Aqui, porém, optamos por estabelecer uma certa simbiose com o meio ambiente, fragmentamos, introduzimos interrupções, escurecemos e clarearemos, tentamos evitar formas contundentes, pois acreditamos que não deveríamos criar uma forma uniforme. A casa deve ser variável, diferente em si mesma, por isso introduzimos linhas descontínuas, planos pontilhados.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Vidro
© Adrià Goula
Planta - Térreo
Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Prateleira
© Adrià Goula

Nos interessa a possibilidade de transformar o interior em exterior, como encapsular um pedaço dessa floresta onde estamos, tornando-o habitat da casa.

Nesta vegetação temos uma luz difusa, filtrada, suave e muito agradável e queremos esta mesma luz no interior, com muita claridade, mas não uma luz direta, por isso há aberturas que olham para o norte, e aberturas para o sul que estão sob beirais.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goula

É possível ver as bordas dos painéis CLT, os topos das vigas, parafusos e encaixes, as terças do telhado e partes da fachada ventilada, a borda da telha plana, das telhas de cerâmica, o tecido impermeável, fiação elétrica, canos de esgoto suspensos... A casa como um acoplamento de elementos construtivos, e estes como definidores de sua presença, evitamos uma imagem preconcebida ou a força de uma ideia.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Adrià Goula

Os revestimentos, pisos e mobiliário evitam ser uma camada contínua indiferente à morfologia dos espaços onde se colocam. Crescem, se adaptam e se encaixam e explicitam esta torção. O piso gira ao redor de um pilar, uma estante se desdobra diante do fogão, uma prateleira se agarra à estrutura, e um banco fica preso entre os pórticos. É por isso que também decidimos azulejar do centro para as extremidades, ou das extremidades para o centro, para que os azulejos não sejam mais um padrão aplicado, mas sim elementos próprios em cada arranjo.

Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte" [Casa Bosc / Joan Poca Arquitecte] 19 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941974/casa-bosc-joan-poca-arquitecte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.