Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo

Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim, AidoHotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de ExteriorHotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Interiores, Fachada, VigaHotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de InterioresHotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Mais Imagens+ 24

Praia da Taíba, Brasil
  • Arquitetura : Marcelo Franco Arquitetos
  • Decoração E Interiores : João Armentano Arquitetura
  • Cidade: Praia da Taíba
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Jardim
© Felipe Petrovsky

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Praia da Taíba, ao norte do Ceará, essa acomodação da redes de hotéis Carmel conta com cerca de 12.000m² em áreas externas. Essa vasta escala disponível para o verde permitiu uma arquitetura da paisagem conformada por variados espaços de lazer, passeio e contemplação: piscina, mirante, espelhos d’água, decks, fogo de chão, pergolados, percursos e áreas ajardinadas.

Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Tijolo
© Felipe Petrovsky
Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Imagem 29 de 29
Planta
Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Felipe Petrovsky

Para aproveitar visualmente ao máximo dos recursos naturais pré-existentes, a ampla piscina comum, de formas orgânicas, se abre para a vista do mar, cujo horizonte se unifica com a linha da borda infinita, por onde a água transborda. É também nessa perspectiva que se pode acompanhar o nascer e o pôr do sol. Outros generosos corpos d’água são dispostos no jardim, como o espelho d’água da recepção, que une as formas curvas de sua cascata a uma geometria mais regular, uma vez que está integrado aos alinhamentos da edificação. Já o espelho d’água no entorno dos spas, esse trabalha apenas com a ortogonalidade, ao mesmo tempo em que as pisadas e floreiras flutuantes permitem uma liberdade de fluxo dos usuários ao longo de sua superfície. Mesmo quando se trata do fogo como elemento central, no lounge rebaixado para a lareira externa, tem-se a experiência imersiva de se estar cercado pela água.

Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior
© Felipe Petrovsky
Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Cadeira, Terraço
© Felipe Petrovsky

O percurso de um ambiente para o outro se dá por pisadas espaçadas entre grama e bancos de areia, e é marcado pela interação entre planos verticais de totens e muros, aos quais se acoplam bicas d’água. Esses elementos escultóricos, que ora ocultam, ora revelam, fazem do passeio uma experiência de descoberta gradual por novos espaços. Também são caracterizados pelo contraste de materialidades justapostas: uma mescla entre revestimentos de pedras vulcânicas e pedras da região, em texturas tanto polidas quanto brutas, com paginações geométricas ou encaixes mais naturais e uma paleta de muitas nuances, dos tons minerais mais quentes aos mais escuros.

Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira
© Felipe Petrovsky
Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Interiores
© Felipe Petrovsky

O trabalho com as sombras também integra essa composição estética: as projeções das múltiplas palmeiras – tantos os coqueiros e carnaúbas existentes, quanto as composições de palmeiras-solitárias, palmeiras-elegantes, ráfias, pinangas e tamareiras propostas no paisagismo - e os elementos ripados do pergolado compõem um jogo de desenhos, reflexos e transparências sobre a água e os materiais. Sobre algumas áreas dos espelhos d’água, notam-se plantas aquáticas flutuantes. Em um conjunto de mais de setenta espécies, as escolhas vegetais são tropicais em sua totalidade, e proporcionam uma experiência de riqueza botânica: seja na exuberância das folhagens de filodendros e costelas-de-adão, seja no colorido floral das diferentes espécies de íris, alamandas e helicônias.

Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo - Fotografia de Exterior
© Felipe Petrovsky

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praia da Taíba, Ceará, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Carmel Taíba / Hanazaki Paisagismo" 29 Jun 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941778/hotel-carmel-taiba-hanazaki-paisagismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.