Pier flutuante / Nordic Office of Architecture

Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior, FachadaPier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada, ConcretoPier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoPier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de InterioresPier flutuante / Nordic Office of Architecture - Mais Imagens+ 33

  • Arquiteto Responsável: Thomas Lindgård Fagernes
  • Equipe De Projeto: Yang Zhang, Diana Cruz, Pedro Joel Costa, Lucia Borg, Valentina Glavica
  • Consultores: Vanke Shanghai Area VANSN (Wei Qi, Ziqi Jiang)
  • Projeto De Paisagismo: Zhu Yufan Studio (Yufan Zhu, Yujun Yao, Ke Ma, Baiwei Qiu, Boya Zhang, Yunshuo Liu, Ning Zhang, Tianhao Cao, Yuxin Yang, Si Liu, Piao Cheng, Mingrui Jia)
  • Projeto De Iluminação: Shanghai PINKO Lighting Design Consultant
  • Identidade Visual: LINKSWORKZ DESIGN STUDIO
  • Projeto Executivo: Shanghai Foreign Construction Architectural Design Co., Ltd.
  • Projeto Executivo De Paisagismo: Shanghai Qidi Landscape Planning and Design Co., Ltd.
  • Consultor Do Projeto Estrutural: Rambøll
  • Construtora: Zhongtian Construction Group Co., Ltd.
  • Execução Do Paisagismo: Hangzhou Tianqin Landscape Engineering Co., Ltd.
  • Execução Da Escultura: Shanghai Haosuo Environmental Art Co., Ltd.
  • Grc Construction: Nanjing Beilida New Material System Engineering Co., Ltd.
  • Cliente: Jiangxi Vanke (Shu Zhu, Luobin Wan, Qinghua Zhou, Jialei Li, Dengchun Zhang, Yumeng Chang, Huile Li)
  • Cidade: Nanchang
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Image

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pier Flutuante está localizado às margens do Lago do Elefante em uma área pantanosa da cidade de Nanchang, província de Jiangxi, no leste da China. O lago encontra-se dentro da área inundável protegida, uma situação pra lá de peculiar mas que proporcionou aos arquitetos um contexto único no qual desenvolveram o projeto, a partir da forma de um edifício semi-enterrado que culmina em uma torre de observação junto ao lago. A principal preocupação dos arquitetos não era apenas promover uma “vista panorâmica” do parque como um todo, mas criar uma simbiose entre arquitetura e natureza, dando forma a uma nova forma de experiência espacial onde praticamente não há limite entre a paisagem natural e construída. Para o desenvolvimento do projeto, os arquitetos buscaram inspiração nos três elementos naturais, água, terra e ar, os quais correspondentes aos três programas funcionais do edifício: uma praça pública, o edifício comercial e uma escultórica torre mirante.

Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior
© Schran Image
Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior
© Schran Image

A praça pública, que se identifica com o elemento água, encontra-se intimamente arraigada à área pantanosa do parque de Nanchang, construindo novas relações entre o espaço público e o pântano, convidando os visitantes a descobrirem a paisagem inundável do parque. Por isso, a praça foi batizada de “xiang”, que em chinês significa “vista” – uma praça que nasce da sua relação com a água. Cada elemento dentro do projeto paisagístico reflete as necessidades funcionais do programa do parque, adaptando-se às necessidades de seus visitantes de forma a promover a acessibilidade e as oportunidades de encontro e socialização dentro do conjunto, criando finalmente, uma experiência espacial única e envolvente.

Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Image
Análise funcional
Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Image

O edifício comercial por sua vez – que representa o elemento terra – opera como um espelho da praça pública sob a qual ele se extende longitudinalmente de frente para o lago, adicionando um novo vetor vertical à bidimensionalidade da praça elevada acima deste. A experiência da praça de acesso, criada a partir da sua relação única com a água, se extende de forma fluida para o pavimento inferior, qual se conecta com um anfiteatro ao ar livre aonde podem ser realizados eventos culturais e performáticos à céu aberto. De forma similar, os usuários que passeiam pelo lado de fora são convidados à acessar os espaços cobertos no térreo, aonde encontram-se espalhados uma série de espaços comerciais, que a todo momento parecem brotar para o lado de fora, criando conexões inesperadas entre o programa do edifício e as atividades ao ar livre que acontecem na praça acima, permitindo assim infinitas formas de apropriação de seus espaços.

Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Interiores
© Schran Image
Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Schran Image

Ao final deste longo percurso linear, definido tanto pelo edifício quanto pela praça pública acima deste, e de frente para o grande Lago do Elefante, encontra-se o objeto de maior destaque deste projeto: a impressionante torre de observação – a qual representa o elemento ar e também a força de comunidade local engajada em busca de um futuro vibrante para a sua cidade. Nanchang não é uma cidade de uma única “torre,” além da estrutura do Pier Flutuante, outra impressionante estrutura construída na cidade é o famoso Pavilhão do Príncipe Teng Wang, um dos três edifícios mais conhecidos de toda a região de Jiangnan, e o Pagode Shenjin, uma das estrutura históricas e mais antigas de toda a China. Outro importante marco construído de Nanchang, o Pagode Wanshou, pode ser visto do topo da torre de observação do Pier Flutuante. Desta forma, o projeto da torre de observação procura construir novas relações espaciais com o seu entorno, não apenas com a paisagem natural, mas também com o patrimônio construído de Nanchang – transformando-se em um importante marco urbano da modernidade no leste da China.

Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Schran Image
Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Interiores
© Schran Image

O corpo da torre incorpora uma estrutura dupla de escadas, as quais proporcionam uma experiência única e inovadora aos visitantes do parque: subir não é a mesma coisa que descer, não é uma atividade mecânica e meramente prática, mas uma forma de descobrir e explorar a paisagem do Parque do Lago do Elefante. Como um percurso dinâmico e até divertido, o caminho até a cobertura é capaz de proporcionar as mais diversas emoções, e o clímax desta jornada tem lugar justamente na cobertura, junto ao deque de observação, onde as pessoas podem ter um panorama completo não apenas do parque do lago, mas de todo o skyline da cidade de Nanchang.

Pier flutuante / Nordic Office of Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada
© Schran Image

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Intersection of Yunjin Road and Zhenjun Road, Xihu District, Nanchang City, Jiangxi Province, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pier flutuante / Nordic Office of Architecture" [OCT · Vanke Waterfront City, the Floating Pier / Nordic Office of Architecture] 06 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941084/pier-flutuante-nordic-office-of-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.