Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, VigaCasa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaCasa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroCasa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaCasa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Mais Imagens+ 22

La Compania, Chile
  • Arquitetos: Constanza DomÍnguez C., Plannea Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  95
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acma, BASF, Behr, Ceresita, Cintac, Cintac®, Contenedores Patagonia, Ferretería Higuerillas, Melón Hormigones, Pizarreño, Rotoplastic, Transaco, Villalba, Volcan, Winko
Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Exterior, Concreto
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasce com caráter urgente e circunstancial. Logo, se transforma em um espaço elementar, criando a sensação de versatilidade, flexibilidade e conexão com a natureza.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
Cortesía de Constanza Domínguez Claro
Planta
Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

Esta residência pode ser utilizada como uma casa ou como um espaço multiuso. Os dois contêineres estão conectados por uma grande cobertura, o que produz um espaço aberto. Isso permite que a casa seja ampliada e transformada em determinadas horas do dia em uma oficina de arte ou escritório de arquitetura e em outros momentos em uma sala de yoga e crossfit.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira, Viga
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

É um lugar que convida você a viver de uma forma mais simples, livre e leve, estabelecendo uma relação direta com a natureza em sua estreita relação com o mundo exterior. O módulo de estar possui grandes janelas que conectam o espaço interno com o ambiente externo, criando a sensação de amplitude.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

O projeto tem um impacto ambiental mínimo, já que foram utilizados elementos retirados do mundo industrial (contêineres marítimos) e do mundo agrícola (paletes para móveis). As principais vantagens deste sistema são a reciclagem, a rapidez da construção, a redução de custos e a otimização dos materiais.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

O projeto buscou resolver a necessidade de instalar um depósito em um contêiner marítimo de 40'STD reutilizado (altura interior de 2,40 m). Para aproveitar ao máximo o espaço e criar uma utilização mais versátil, foi adicionado um segundo módulo, constituído por um contêiner 40'HC reutilizado (altura interior de 2,70 m), no qual foram instalados um dormitório, espaço comum e um banheiro.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Madeira, Cama
Cortesía de Constanza Domínguez Claro
Corte BB
Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

A disposição paralela entre os dois módulos, separados 6 metros, gera um espaço intermediário que é coberto com uma estrutura metálica envolvendo todo o conjunto dos dois contêineres.  O espaço resultante é transformado em uma solução habitável com um papel articulador entre os elementos. 

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Exterior, Madeira
Cortesía de Constanza Domínguez Claro
Elevação norte
Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Exterior, Madeira
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

Componentes
Entendendo o projeto pelas partes que o compõem.
Entorno: Contexto natural de colinas, árvores e silêncio.
Contêiner-depósito: Desempenha um papel fundamental como suporte do espaço intermediário com toda sua lateral longitudinal fechada.

Contêiner habitável: Cumpre a função de resolver a necessidade de espaço e de moradia interior.
Espaço intermediário: Por ser aberto em ambas as extremidades, torna-se um espaço semi-interno e externo com um propósito múltiplo.
Cobertura: Proporciona amplitude e dá uma sensação de abrigo. Gera um efeito regulador térmico devido à circulação do ar pela diferença de alturas e por ter seu perímetro aberto.  Sua inclinação permite a utilização de um segundo nível no contêiner para armazenamento.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Interiores, Madeira
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

Camada envoltória: O revestimento de madeira traz calor e harmonia, rompendo com a rigidez do metal. Funciona como uma fachada ventilada, pois é separada do revestimento metálico e ventilada em ambas as extremidades.
Lareira: Atua como um acabamento final no espaço intermediário, proporcionando um toque aconchegante e íntimo, integrando a paisagem com a construção.

Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C. - Fotografia de Exterior, Concreto
Cortesía de Constanza Domínguez Claro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Contêiner / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C." [Casa Abierta Container / Plannea Arquitectura + Constanza Domínguez C.] 07 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940908/casa-conteiner-plannea-arquitectura-plus-constanza-dominguez-c> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.