Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Exterior, Madeira, Concreto
© Majid Safari Sekhavat
Fuman, Irã
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  148
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  3DS, Adobe, AutoDesk, Knauf, Negin Stone, Novawood, Tabriz Tile, WINTECH, rostami
  • Arquitetos Responsáveis: Amin Rafiee, Foroogh Hasanpour
  • Clientes: Arman Rafiee
  • Engenharia : Amin Rafiee, Arman Rafiee
  • Cidade: Fuman
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Exterior, Concreto
© Majid Safari Sekhavat

Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote em questão está localizado na cidade de Maklavan, no condado de Fuman, província de Gilan, uma região que possui uma paisagem natural intacta. Procuramos, portanto, aproveitar ao máximo estas vistas, criando grandes aberturas e uma disposição adequada dos espaços. Estas aberturas também contribuem para proporcionar ventilação, o que é essencial para projetos nesta área. Devido às limitações dimensionais do terreno (50 x 10), foi feita uma tentativa de estabelecer a máxima conexão com a área externa, mantendo também a máxima privacidade em relação à propriedade adjacente no lado leste.

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Exterior, Porta, Concreto
© Majid Safari Sekhavat
Planta - Térreo
Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Interiores, Escada, Madeira, Corrimão
© Majid Safari Sekhavat

O projeto foi concebido para criar um espaço de lazer. A arquitetura extrovertida, que é uma das características da província de Gilan, foi implementada em todos os espaços da edificação. O vazio, além de proporcionar ventilação adequada aos ambientes, mantendo a privacidade entre as áreas íntimas e públicas, tem sido de grande ajuda para destacar a arquitetura extrovertida e aberta do projeto. Quanto às limitações dimensionais do terreno e ao fato das vistas principais estarem no lado sul e oeste, assim como à necessidade de mantê-las presentes, afastamos o volume dois metros desde o lado oeste do terreno.

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro
© Majid Safari Sekhavat

Além disso, a largura projetável foi reduzida para 8 metros, o que criou um desafio na concepção. A característica mais notável deste volume é a realização de um projeto regionalista, livre de retornos irracionais ao passado e sua repetição no mundo de hoje.

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Exterior
© Majid Safari Sekhavat

Além de criar uma estrutura agradável de acordo com as necessidades atuais, procuramos representar a identidade arquitetônica indígena da região. Por exemplo: 1. Os materiais e elementos arquitetônicos remetem ao espaço das casas de Gilan. As vigas de concreto da cobertura são posicionadas na diagonal, e as vigas de madeira são colocadas visivelmente sobre essas diagonais.

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Majid Safari Sekhavat
Planta - Primeiro pavimento
Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Interiores
© Majid Safari Sekhavat

2. A entrada é projetada de tal forma que, para acessar a porta de entrada da edificação, é necessário atravessar uma ponte, que está localizada sobre uma piscina de 4x8m. A piscina e a ponte, além de criar uma atmosfera agradável, subconscientemente trazem em mente o meio ambiente natural da região. 

3. A varanda principal do volume no primeiro andar possui vigas de madeira com vidro, tornando a varanda utilizável mesmo em dias de chuva. Isso significa despertar a máxima sensação espacial.

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Exterior
© Majid Safari Sekhavat

4. As dimensões e altura do plano (proporções) são projetadas de tal forma que o sol de inverno penetra quase até o final da planta e esta situação é minimizada no verão.

5. A edificação utiliza o vazio em todos os espaços (dormitórios, salas, etc.), que é um dos principais artifícios para lidar com os fatores climáticos da região.

Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour - Fotografia de Interiores, Concreto
© Majid Safari Sekhavat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Alliv / amin rafiee & foroogh hasanpour" [Alliv Villa / amin rafiee & foroogh hasanpour] 05 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940902/residencia-alliv-amin-rafiee-and-foroogh-hasanpour> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.