Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão, VigaCasa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Exterior, Janela, JardimCasa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Sofá, MesaCasa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, CadeiraCasa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Mais Imagens+ 35

Praia do Paúba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  265
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:André Mortatti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AGB Brasil Vidros, Andra, Artbel, Atelier Kimi Nii, Breton, Cerâmica Portinari, Deca, Duratex, Eficiência energética e geração de energia, Elgin, KingStar, Lidearte Marcenaria, Lorenzetti, Pado, Pormade, Ralo Linear, Real HT, Schneider Electric, Sonoff, Tintas Coral, +2
Mais informaçõesMenos informações
Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Exterior, Cadeira, Aido
© André Mortatti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é uma residência de veraneio projetada para o uso compartilhado de três irmãos e suas famílias. O programa, apesar de extenso, é simples: 3 suítes iguais com as mesmas funcionalidades e 1 suíte que para um número maior de hóspedes e que também pode ser utilizada como sala de televisão, todas no pavimento superior. No pavimento térreo, um dormitório que conta com o apoio de um banheiro, ambientes sociais integrados com a cozinha e varanda, além de uma pequena área de serviços e um W.C. para apoiar a piscina.

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Cadeira, Fachada, Balcão
© André Mortatti

Por estar situada em um Condomínio, as restrições construtivas proíbem o uso de muros frontais ou laterais e exigem recuo frontal de 7,00m. Estas restrições, somadas ao desejo dos proprietários de ter a maior área verde possível, nortearam a implantação. A construção foi posicionada no limite do recuo posterior, fazendo com que a área destinada ao recuo frontal fosse somada ao restante do lote, resultando em uma grande área ajardinada, e também destacando o principal desafio do projeto: a insolação.

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa, Sofá, Cadeira, Iluminação
© André Mortatti
Planta - Térreo
Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Cozinha, Cadeira, Bancada, Janela, Viga
© André Mortatti

Os proprietários desejavam que as janelas dos quartos principais e a varanda da sala estivessem voltadas para o jardim, a face sudeste. Em função disto, a construção foi posicionada levemente mais para a esquerda do lote, permitindo que o sol pudesse chegar à piscina em um maior intervalo de tempo. Também foi previsto um grande caixilho com eficiência térmica no fundo da casa, por onde a luz entra de forma filtrada no verão, e abundantemente no inverno, quando o sol está mais inclinado e baixo, iluminando praticamente toda o pavimento térreo até o meio da varanda em alguns momentos do dia. Este mesmo caixilho conta com ventilação permanente na parte superior, favorecendo o efeito chaminé e contribuindo com o frescor e ventilação do interior da casa, além de reforçar a sensação de leveza na escada feita de concreto armado aparente.

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Cadeira
© André Mortatti

Para suavizar a geometria rígida da edificação e homenagear as tradições da região em que está localizada, na Praia de Paúba, uma antiga vila de pescadores, os elementos que fecham os caixilhos dos quartos foram tramados a mão em corda náutica, em uma referência clara às redes de pesca. Eles ajudam e filtrar a luz da manhã, permitem a ventilação, além de garantir a privacidade sem bloquear a visão de quem está dentro dos ambientes, fazendo a função ora de veneziana, ora de brise e ora de muxarabi. 

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Mesa, Sofá, Janela, Cadeira
© André Mortatti

Também foi prevista uma empena com acabamento suave e degrade, construído em concreto pigmentado e inspirado na técnica construtiva vernacular chamada Taipa de Pilão, em que camadas de terra são comprimidas para a execução de uma parede.

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Janela, Vidro, Fachada, Corrimão
© André Mortatti
Corte AA
Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Dormitório
© André Mortatti

A casa conta ainda geração própria de energia elétrica, através da captação solar feita na cobertura. O sistema permite que a energia seja convertida em créditos fornecidos à Concessionária e utilizados em desconto na conta de consumo, o que equilibra os gastos anuais, visto que nos meses mais ensolarados pode-se criar um estoque para os meses com menor incidência solar.

Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design - Fotografia de Interiores, Banheiro, Prateleira, Bancada, Pia
© André Mortatti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Paúba / Mara Ramos Arquitetura e Design" 01 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940673/casa-pauba-mara-ramos-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.