Residência WULF / CAS architecten

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, Jardim, FachadaResidência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, JardimResidência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, TijoloResidência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, VidroResidência WULF / CAS architecten - Mais Imagens+ 29

  • Arquitetos: CAS architecten
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tim Van de Velde
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Delta Light, GUBI, IP Building, Natural Stone, Petersen Tegl, Schüco, Trimble Navigation, Vola
  • Arquitetos Responsáveis: Jovanca De Bruycker & Pieter-Jan Leenknecht
  • Engenharia : COBE engineering
  • Paisagismo : Tuinen Snaet
  • Colaboradores : ABS Bouwteam
  • Cidade: Bruges
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, Jardim, Fachada
© Tim Van de Velde

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em um bairro residencial da cidade histórica de Bruges, na Bélgica, podemos encontrar esta bela junção entre viver e trabalhar. Os clientes, ambos médicos em um hospital na vizinhança, sonhavam com uma nova casa com espaço para sua prática médica. Depois de muito procurar, eles encontraram a localização ideal em um lote com originalmente duas parcelas, incluindo uma casa antiga. Cas Architects fez o resto.

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, Vidro, Concreto
© Tim Van de Velde
Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, Fachada, Vidro
© Tim Van de Velde

Em primeiro lugar, os arquitetos tiraram partido do terreno: um lugar ornamentado com antigos carvalhos. Pieter-Jan Leenknecht afirma que acrescentam a ideia de percepção do próprio projeto. "Optamos por uma arquitetura íntima com tijolo e vidro, encaixando-a perfeitamente no entorno. Para nós, este é sempre um ponto de partida. O fato do cliente estar muito interessado, tanto em arquitetura quanto em design, compartilhou nosso ponto de vista e certamente contribuiu para o sucesso deste projeto."

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Tim Van de Velde
Planta - Térreo
Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira, Vidro
© Tim Van de Velde

Na fachada, bastante fechada, o visitante é convidado a entrar pela discreta abertura próxima à sala de espera do consultório. A própria porta da frente, que leva ao setor privado da casa, está mais afastada para evitar mal entendidos. Os arquitetos idealizaram a separação - tanto acústica quanto visual - entre a prática e a vida privada, por meio de paredes duplas.

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores
© Tim Van de Velde

Logicamente, o consultório e a garagem estão situados na frente, enquanto todas as salas de estar estão orientadas para o jardim e a piscina na parte posterior completamente aberta. A cozinha tem um papel de destaque.  Um charmoso pátio com uma janela que recebe o sol da manhã bem acima do fogão, aumentando a percepção de amplitude, assim como o terraço coberto integrado à área de jantar. A água da piscina, que pode ser vista de todos os cantos da casa, oferece calmaria, além de belos reflexos.

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira, Vidro
© Tim Van de Velde
Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Tim Van de Velde

No pavimento superior, no volume menor que segue a forma em "L" do térreo, está situada a área dos dormitórios. Dois quartos para crianças e um para hóspedes, na fachada frontal, estão separados do restante por um longo salão. No final dele, estão localizados dois banheiros, sendo um compartilhado pelas crianças. O dormitório principal, com banheiro próprio, tem vista para o jardim, enquanto o closet se estende ao longo da fachada posterior.

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Vidro
© Tim Van de Velde

Tanto o interior quanto o exterior são atemporais. O tijolo Kolumba de Petersen, de face longa, faz com que a casa seja camuflada no entorno. O uso de vidro e alumínio faz com que o envoltório seja minimalista e de fácil manutenção. Os materiais aplicados, como a telha Ceppo di gre que pode ser encontrada no terraço e ao lado da fachada posterior junto com a madeira, garantem que a diferença entre o interior e o exterior seja insignificante.

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Vidro
© Tim Van de Velde

Com este projeto, Cas Architects projetou uma casa que resistirá facilmente ao tempo e se tornará uma combinação ideal de vida e trabalho. "Cada arquiteto se propõe a satisfazer seu cliente e isso certamente aconteceu aqui". "Acredito que cada projeto está entrelaçado com o seu entorno".  "Em outro local, isto talvez seria frágil ou dominante demais, mas aqui se encaixa perfeitamente".

Residência WULF / CAS architecten - Fotografia de Exterior, Fachada
© Tim Van de Velde

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência WULF / CAS architecten" [Residence WULF / CAS architecten] 02 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940665/residencia-wulf-cas-architecten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.