Ginásio Villepreux / Joly&Loiret

Ginásio Villepreux / Joly&Loiret - Mais Imagens+ 9

Villepreux, França
  • Arquitetos: Joly&Loiret
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2900
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Arquitetos Responsáveis : Joly&Loiret
  • Cliente: Ville de Villepreux
  • Engenharia Estrutural : EVP
  • Engenharia Civil : Urbatec
  • Consultoria De Instalações : L.Choulet
  • Cidade: Villepreux
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. A localização do terreno, situado entre a zona rural e as margens da cidade, instiga um interessante diálogo visual entre as duas cenas opostas. Por um lado, visto da estrada principal ou dos campos, o projeto deve se misturar ao ambiente rural. Por outro, no entanto, ele deve encontrar seu lugar como parte de um conjunto habitacional composto por construções urbanas, cercadas por jardins, que dão ao bairro uma aparência particularmente paisagística.

Planta

É nesse espaço intermediário, no qual o projeto não é nem só urbano nem só rural, que se desenvolve um volume simples e compacto em tons de marrom escuro e terroso. Essa materialidade ecoa as cores e texturas dos sulcos na terra e torna sua incorporação na paisagem mais ampla. Visto do bairro residencial, os volumes simples e esculturais, reproduzidos em tons mais claros, dialogam com os prédios vizinhos.

Ginásio Villepreux / Joly&Loiret - Fotografia de Interiores
Detalhes
Ginásio Villepreux / Joly&Loiret - Fotografia de Interiores

O espaço ao redor do projeto, limitado, mas aberto, foi ajardinado para recriar a ideia do jardim residencial, aprimorando a forma construída. O projeto fragmenta o programa para reduzir seu volume, criando um grupo de pequenos volumes. Ao redor do local, paredes ocasionais formam uma sucessão de degraus, a fim de reduzir a altura do projeto, trazendo-o à escala das casas particulares e do contexto urbano.

Ginásio Villepreux / Joly&Loiret - Fotografia de Interiores

No acesso para a cidade, dois caminhos na escala das ruas residenciais vizinhas, levam à entrada do ginásio. Primeiramente se acessa um jardim, projetado como uma anti-câmara vegetal para o hall de entrada. Localizado no centro do complexo, o hall de entrada ocupa uma posição estratégica e central no cruzamento da circulação horizontal e vertical. No térreo, fornece acesso a duas grandes academias por meio de seus vestiários e, no andar superior, a uma sala de reuniões, estúdio de dança e à arquibancada que oferece uma vista panorâmica do pavilhão esportivo.

Ginásio Villepreux / Joly&Loiret - Vidro

De dentro, há vistas para o jardim circundante, que forma espaços fechados, com seu jogo de luz e variedade de plantas com base na vegetação local e sazonal. Eles fornecem um link para o exterior, evitando qualquer conexão direta potencialmente perturbadora entre o ginásio e as casas vizinhas. Os grandes pavilhões esportivos são espaços simples e luminosos. A luz difusa, homogênea e natural é garantida por meio de luzes de teto adaptadas para esportes, além de aberturas para os jardins. 

Ginásio Villepreux / Joly&Loiret - Fotografia de Interiores

O sistema construtivo é baseado em uma estrutura de madeira laminada polida para os grandes vãos do telhado. As paredes são construídas em tijolos de terracota ocos com 42 cm de espessura, que fornecem isolamento térmico e resistência mecânica satisfatórios sem a necessidade de isolamento suplementar. O revestimento de cal é aplicado às fachadas externas, combinada com o revestimento de gesso no interior. O sistema é simples, econômico, duradouro e ambientalmente sustentável.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:78450 Villepreux, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ginásio Villepreux / Joly&Loiret" [Gymnasium Villepreux / Joly&Loiret] 28 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940411/ginasio-villepreux-joly-and-loiret> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.