Apartamento Simão Álvares / Vão

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de InterioresApartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, VigaApartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, VigaApartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaApartamento Simão Álvares / Vão - Mais Imagens+ 28

  • Arquitetos: Vão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acier Metálica, SV Vidros e Espelhos, Tronco Marcenaria, reka iluminacao
  • Arquitetos Responsáveis: Anna Juni, Enk te Winkel, Gustavo Delonero
  • Equipe De Projeto: Deborah Caseiro, Julio Shalders, Luiza Capalbo Menezes, Victoria Menezes
  • Cidade: Pinheiros
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Janela, Viga
© Federico Cairoli

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Ap. Simão Álvares consiste na transformação de uma então fragmentada cobertura no bairro de Pinheiros em um amplo e dinâmico espaço, compatível ao estilo de vida de um jovem casal de designers. Construída na década de 80, a tipologia original era composta por pequenos ambientes, desenvolvidos ao redor de um longo corredor que percorria o apartamento desde a porta de entrada até a estreita sala de estar, iluminada por uma única janela.

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Janela, Viga
© Federico Cairoli

Esta área de circulação, morta e excessiva, foi suprimida no projeto com a demolição total das alvenarias internas; contudo, o eixo demarcado pelo corredor veio a estruturar também o partido da reforma. Ao atravessar transversalmente toda a extensão do espaço, o eixo passou a redistribuir o programa em dois grandes setores: um de convívio (sala de estar, jantar e cozinha) e outro privativo (quartos e banheiros). O elemento construtivo que demarca essa transição é um painel composto por compensados navais e revestidos de madeira tauari. As possibilidades de aberturas existentes no painel permitem integrar parcialmente ou desassociar por completo (ao conformar um plano opaco e monolítico) as áreas privativas das comuns.

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Porta, Janela, Pia, Viga
© Federico Cairoli
Apartamento Simão Álvares / Vão - Imagem 29 de 33
Planta - Proposta
Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga
© Federico Cairoli

Quando abertas, as portas-camarão junto ao quarto multiuso ampliam a sala de estar e desvendam a estante de livros, embutida no núcleo de concreto onde encontra-se o lavabo. Quando fechadas, por exemplo na eventualidade de hospedar uma visita, o acesso ao quarto e ao lavabo faz-se através de uma porta pivotante, logo após a interrupção do painel camarão pelo pilar de concreto. 

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Federico Cairoli

Outra abertura pivotante dá acesso à área privativa do casal, conformada por uma circulação animada por usos. À esquerda, as portas revestidas pela mesma madeira, abrem o armário de roupas, o sanitário e o chuveiro; enquanto, à direita, duas bancadas de concreto recebem um roupeiro e a pia. Na reentrância onde originalmente estava a área de serviço, foi encaixada a cama, isolando o dormitório dos demais programas ligados à suíte.

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores
© Federico Cairoli

Do outro lado do grande painel, as áreas comuns de convivência compartilham um espaço único, sem divisórias. Apenas dois elementos fixos anunciam a transição entres os ambientes: a bancada de apoio da cozinha, que ampara o sofá da sala de estar, e o banco de serralheria, delimitador da sala de jantar, que flutua engastado na bancada e no pilar existente. Assim como o banco, a mesa de jantar foi desenhada especialmente para as dimensões específicas do espaço. O tampo associado à duas vigas, produzidos em vidros espessos, vencem diretamente o vão da mesa, apoiada num embasamento de serralheria apenas em suas extremidades.

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Viga
© Federico Cairoli
Apartamento Simão Álvares / Vão - Imagem 31 de 33
Corte Transversal
Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Cadeira, Viga
© Federico Cairoli

O vidro também aparece fortemente presente no segundo painel previsto pelo projeto: uma composição de planos que mediam as aberturas da varanda e isolam a área de serviço, encaixada na segunda reentrância da planta.  A mescla entre o material na pureza de sua transparência e em sua variação mais translúcida, resultado do processo de acidação, surgiu do desejo de propor grandes aberturas sem comprometer a privacidade dos moradores.

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Banheiro, Bancada, Pia
© Federico Cairoli

Na varanda, a demolição parcial de uma parede alta, bem como da cobertura anexada a ela pelo antigo morador, revelou a principal vista voltada aos bairros-jardins. E para celebrar a conquista do horizonte, um volume de concreto utilizado como banco faz um convite ao estar externo. Executada meses após a finalização da obra, a última intervenção fez-se necessária com a adoção de um cachorro: telas mosqueteiro para fins de proteção foram suspendidas por finos perfis de serralheria, acoplados externamente ao guarda-corpo, configurando a terceira e última camada de painéis.

Apartamento Simão Álvares / Vão - Fotografia de Interiores, Pia, Iluminação, Banheiro, Janela
© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pinheiros, São Paulo - State of São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Apartamento Simão Álvares / Vão" 12 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/940192/apartamento-simao-alvares-vao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.