Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 6 de 21
© Simon Menges

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 2 de 21Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 3 de 21Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 4 de 21Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 5 de 21Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Mais Imagens+ 16

  • Arquiteto Masterplan: Karakusevic Carson Architects
  • Arquiteto Paisagista: Vogt
  • Cliente: Hackney Council
  • Investidor: Anthology
  • Construtora: Wates Construction
  • Estrutural, Civil, Serviço De Construção, Sustentabilidade, Engenharia Ambiental, Acústica: Aecom
  • Consultoria Iluminação: PJC Light Studio
  • Engenharia Da Fachada: Thornton Tomasetti
  • Consultoria Anti Incêndio: Fire Risk Solutions UK
  • Consultoria Orçamento: TowerEight and Arcadis UK
  • Consultoria Planejamento: Tibbalds Planning and Urban Design
  • Consultoria Impermeabilização: Phil Hewitt Associates
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 7 de 21
© Simon Menges
Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 12 de 21
Planta - térreo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Karakusevic Carson Architects e David Chipperfield Architects concluíram dois prédios residenciais em Hoxton, leste de Londres. Encomendado pelo bairro londrino de Hackney, o projeto é o resultado de uma abordagem progressiva para renovação de imóveis e entrega de moradias para um dos principais programas imobiliários do bairro. O projeto forma a terceira fase do plano geral Colville Estate, planejado por Karakusevic Carson em 2010.

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 2 de 21
© Simon Menges
Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 17 de 21
Elevação Leste

Uma nova abordagem de projeto foi considerada apropriada para o local de destaque em frente ao Shoreditch Park, que foi designado pelo Hackney Council para a competição. Karakusevic Carson convidou David Chipperfield Architects para colaborar em um novo design conceitual e as duas práticas venceram a competição em 2012. A colaboração continuou até a conclusão e o resultado é uma prova da vasta experiência de Karakusevic Carson em projeto de moradias de alta qualidade e da abordagem rigorosa e exploratória da arquitetura de David Chipperfield Architects.

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 9 de 21
© Peter Landers
Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 14 de 21
Planta - pavimento tipo detalhado

A equipe de projeto trabalhou em estreita colaboração com os moradores para estabelecer o conceito dos dois edifícios por meio de oficinas e eventos comunitários. O Hackney Council encontrou um parceiro na Anthology para realizar o projeto após um planejamento detalhado ter sido alcançado em 2014. A venda dos apartamentos subsidiará a construção de novas moradias do conselho no restante do terreno. Os dois edifícios hexagonais, com fachada de tijolos, têm 16 e 20 andares, respectivamente, e contêm 198 apartamentos. Cuidadosamente posicionados em um terreno irregular, eles criam um espaço paisagístico entre eles, que atua como uma porta de entrada entre a propriedade mais ampla e o parque. Em cada torre são utilizados tijolos artesanais de uma cor diferente e inseridos em um tramado específico. 

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 3 de 21
© Simon Menges
Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 16 de 21
Corte
Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 11 de 21
© Ioana Marinescu

Um único tipo de tijolo é usado em todo o volume, cozido uma vez para criar o vermelho na torre leste e duas vezes para chegar ao azul / cinza na oeste. Os prédios são rotacionados um em relação ao outro para maximizar a luz do dia, as vistas e minimizar a negligência e a perda de luz nos novos prédios vizinhos. O resultado é uma composição dinâmica que aborda seu contexto urbano em todas as direções. A expressão externa da estrutura dos edifícios reflete o planejamento interno dos apartamentos.

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 4 de 21
© Ioana Marinescu

As plantas residenciais têm um arranjo concêntrico claro com ambientes localizados no perímetro, beneficiando-se do aumento da luz do dia e da ventilação. Os dormitórios e as salas de estar estão agrupados em fachadas alternativas e um pavimento tipo acomoda seis apartamentos de 1 e 2 dormitórios, cada um com vistas duplas, possibilitadas pela forma facetada. Varandas embutidas e forradas de tijolos ocupam os cantos de cada volume, proporcionando aos apartamentos um espaço externo protegido. Nos pavimentos superiores, os apartamentos de três dormitórios apresentam terraços generosos. No nível da rua, grandes estruturas de tijolos voltadas para o exterior criam um espaço permeável aberto à vida do bairro. Esses volumes contêm o hall, espaço para café e acesso ao estacionamento subterrâneo. A transparência e a conectividade em todo o térreo são alcançadas por meio de vidraças de altura total em todos os lados de cada edifício.

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 10 de 21
© Peter Landers

O projeto paisagístico inclui uma superfície contínua de pedras de granito, estendendo-se de fora para dentro, conectando os dois edifícios a um novo espaço público. Uma suave topografia circular marca a importância do local como uma porta de entrada do Shoreditch Park para o novo bairro de Colville. Paul Karakusevic, sócio da Karakusevic Carson, disse: “O projeto destaca o poder de um conselho local visionário que entende o valor que um bom projeto pode trazer em termos de subsídio cruzado para construir e reformar casas e gerar um valor social mais amplo. Trabalhar com os moradores em todos os elementos do projeto nos permitiu criar uma peça única de arquitetura enraizada em sua localidade”.

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 5 de 21
© Simon Menges

David Chipperfield, fundador e diretor de projeto da DCA disse: “O projeto é o resultado de um processo verdadeiramente colaborativo que envolve o conselho, a comunidade local, o investidor e os arquitetos. Demonstra como as autoridades locais podem canalizar positivamente o investimento para garantir que a provisão de moradias seja considerada dentro das ideias mais amplas de comunidade e urbanidade. “Por sua solidez e robustez, os edifícios desafiam os preconceitos contemporâneos sobre empreendimentos residenciais altos. Os térreos permeáveis, que se abrem para o domínio público, também abordam as limitações de interação pública que costumamos encontrar em arranha-céus”.

Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects - Imagem 8 de 21
© Peter Landers

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hoxton, Londres, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifícios Residenciais Hoxton Press / David Chipperfield Architects" [Hoxton Press Buildings / David Chipperfield Architects + Karakusevic Carson Architects] 17 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939629/edificios-residenciais-hoxton-press-david-chipperfield-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.