Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior, FachadaAmpliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de ExteriorAmpliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores, CozinhaAmpliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores, MadeiraAmpliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Mais Imagens+ 19

Consell, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Luis Asín
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerámicas Ferrés, Fusteria Font, New Terracotta, Teleura Mascaró
  • Gerenciamento De Obra: Clara Matilde Moneo Feduchi, Valerio Canals Revilla
  • Equipe De Projeto/Colaboradores: Pablo Sequero, Adrián Martinez, Álvaro Olivares, Sofia Lens
  • Clientes: Bodega Ribas
  • Engenharia: Jesús Jiménez Cañas
  • Paisagismo: Rafael Moneo + Canals Moneo arquitectos
  • Consultoria: Carme Aguiló, Magdalena Fernández
  • Construtora: Man construcciones y pavimentos
  • Cidade: Consell
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luis Asín

Descrição enviada pela equipe de projeto. A vinícola Ribas de Consell é uma referência em Mallorca quanto a elaboração de vinho, com mais de três séculos de história, trata-se da vinícola mais antiga da ilha. Encontra-se localizada em Can Ribas, uma casa do século XVIII que foi conservada de maneira intacta até a atualidade.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Luis Asín

Desde sua fundação, em 1711, os vinhos da vinícola Ribas foram produzidos e elaborados em Can Ribas e em suas terras adjacentes, mantendo as históricas vinícolas de barril. O conjunto de construções de Can Ribas, que inclui as instalações da vinícola em sim e a antiga casa, pertence ao catálogo de patrimônio histórico de Consell e, por seu valor arquitetônico, seu grau de proteção é total.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Luis Asín
Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Luis Asín

A vinícola, que originalmente era delimitada pela rodovia de Muntanya pela rodovia Sant Bartomeu e suas propriedades, que se prolongam até os vinhedos em solo agrícola, foram isoladas em um terreno urbano e separadas, restringindo a possível extensão a um lote de 1.800 m2 com uma construção de 400 m2 acima do solo, determinando aspectos no planejamento da expansão. Um terreno que também possui espécimes de ciprestes, alfarrobeiras e palmeiras centenárias.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Luis Asín

A extensão, integrada em toda Can Ribas, foi concebida para reordenar o terreno e seus espaços livres, sendo ancorada por um volume existente, dando nova vida a espaços anteriormente residuais, preservando também todas as árvores, que a nova edificação enfatiza e valoriza.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Luis Asín
Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Luis Asín

Sua forma e localização estão voltadas para a nova fronteira oeste permitindo a criação de uma fachada nesta parte do complexo onde não há edifícios catalogados, dando lugar a um espaço semelhante a um pátio dentro do terreno, recuperando assim a importância que tinha em sua época, onde se articula a atividade da vinícola.

A construção proposta é um volume diáfano com cobertura em telha árabe de duas águas, não muito diferente em dimensões do depósitos existentes, onde é realizada a produção de vinho, atividade à qual Can Ribas se dedica desde a sua construção.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Interiores, Vidro
© Luis Asín

No térreo, parte do armazém é destinada ao depósito de garrafas, à unidade de engarrafamento e parte para vinificação. No extremo norte do volume, de frente para a árvore, encontra-se o acesso e a nova recepção para os visitantes. No andar de baixo está a sala de degustação, um espaço banhado por luz natural. Uma abertura envidraçada de parede a parede, se volta para a sala dos barris, trazendo à tona um espaço reservado para o envelhecimento do vinho que recebe apenas visitantes selecionados.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto, Tijolo
© Luis Asín
Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luis Asín

Assim, a sala dos barris é totalmente escavada para aproveitar as melhores condições térmicas e de umidade para o envelhecimento do vinho, feita inteiramente de concreto armado, surpreendendo pela plasticidade da solução estrutural adotada.

Enquanto no exterior a edificação mantém uma aparência e um caráter semelhantes aos edifícios existentes, todos eles em alvenaria, onde foram recuperadas técnicas tradicionais em sua construção, o seu interior surpreende com uma arquitetura feita de concreto branco, que combinado com revestimentos de madeira ou azulejos coloridos artesanais e pisos de pedra de Binissalem conferem um caráter contemporâneo aos seus espaços interiores.

Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos - Fotografia de Exterior
© Luis Asín

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:07330 Consell, Ilhas Baleares, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Ampliação Vinícola Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos" [Ampliación Bodega Ribas / Rafael Moneo + Canals Moneo Arquitectos] 15 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/939459/ampliacao-vinicola-ribas-rafael-moneo-plus-canals-moneo-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.