Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto + Meius Arquitetura

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores, JanelaCasa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, JardimCasa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, AidoCasa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Mais Imagens+ 25

Nova Lima, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  169
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Daniel Mansur
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DuPont, Arcelor Mittal, Deca, Eucafloor, Flasan, GRAPHISOFT, Mathiesen, Trimble Navigation
  • Arquitetos Responsáveis: Bernardo Horta, Giulianno Camatta, Guilherme José
  • Equipe De Projeto: João Pedro Lacerda, Artur Lacerda, Thomaz Marcatto
  • Engenharia Concreto E Fundação: Alls Engenharia
  • Engenharia Lsf: Marília Monteiro
  • Paisagismo: Marília Monteiro
  • Colaboradores: Maurício Laje
  • Cidade: Nova Lima
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Daniel Mansur

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada em um condomínio em Nova Lima, município da região metropolitana de Belo Horizonte a 25 km da capital mineira. Sua volume­tria simples é composta por duas caixas retangulares com idênticas dimensões e revestimentos externos que se sobrepõem por um desenho perpendicular. O contraste entre a construção e a presença da paisa­gem delimita o espaço construído e apropria-se do cenário sem competir com natureza, contudo assu­mindo a intervenção humana.

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Daniel Mansur

O verde da vegetação e o azul do céu transformam a paisagem e envolvem a casa que permeia os espaços. As grandes abertu­ras enquadram e direcionam as vistas para as árvores preservadas do entorno, simultaneamente a vege­tação assegura a privacidade e sombreia os espaços internos. As faces externas do desenho lógico e reto, revestidas com telha ondulada metálica, dão contras­te as formas orgânicas e materialidade da natureza.

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada, Jardim, Aido
© Daniel Mansur
Planta - Térreo
Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Jardim
© Daniel Mansur

Valorizando as áreas externas tanto quanto os espaços internos, a implantação tira proveito das di­mensões do patamar disponível e desenha um pátio entre os dois setores — íntimo e social. A sobreposi­ção dos volumes libera a maior parte da área plana do terreno para o usufruto do espaço externo contígua ao bloco social do programa. Uma grande porta de correr abre os espaços da cozinha e sala para o patamar, in­centivando o uso coletivo dos espaços e proporcionan­do um eventual uso simultâneo — externo e interno. Já a parte íntima do programa — três quartos, um escritó­rio e banheiros — se isola da área social e eventualmen­te ruidosa para um segundo pavimento. As circulações horizontal e vertical atuam como uma barreira entre os espaços e as aberturas dos demais ambientes miram para a vegetação nativa e para a orientação sul do lote.

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Prateleira
© Daniel Mansur
Isométrica explodida
Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores, Janela, Iluminação, Bancada
© Daniel Mansur

A casa foi pensada a partir de uma lógica estru­tural mista composta de perfis de aço pesado — que estruturam o segundo pavimento, o aço leve (LSF) e o concreto. A malha metálica que emprega perfis de aço feitos a frio compõe toda caixa estrutural do primeiro e segundo pavimento. Contraventamentos, supor­te de chumbadores, chapas de conexão, e de reforço fazem parte do kit de montagem fixada apenas por parafusos.

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Daniel Mansur

No sistema de montagem utilizado, as pe­ças já vem com o dimensionamento exato conforme projeto estrutural e com os furos já feitos para ligação das peças, evitando recortes e sobras de materiais na obra. As fachadas externas, bem como a estrutura do telhado, foram revestidas com manta impermeável, ga­rantindo a estanqueidade contra a presença de água ou umidade. Para o isolamento térmico e acústico foi utilizado nas paredes o sistema sanduíche formado por placas de gesso acartonado, lã de rocha, painéis de lasca de madeira prensada e membrana permeável.

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela
© Daniel Mansur

Tomando como premissa de uso os materiais aci­ma descritos, a casa se tornou composta por mate­riais que trouxeram agilidade em sua montagem.

Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto  + Meius Arquitetura - Fotografia de Exterior, Floresta, Jardim
© Daniel Mansur

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pasargada / Bernardo Horta Arquiteto + Meius Arquitetura" 01 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938719/casa-pasargada-bernardo-horta-arquiteto-plus-meius-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.