Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, ConcretoResidência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de InterioresResidência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, MadeiraResidência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, MadeiraResidência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Mais Imagens+ 9

Vigo, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cortizo, Finsa, SANTOS
  • Arquitetos Responsáveis: María G. Ferro, Jordi Castro, Joana Covelo, Jacobo Pérez, Alba Teiga, Laura Vázquez
  • Clientes: Alejandra Sampedro
  • Cidade: Vigo
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Concreto
© Héctor Santos-Díez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alejandra é uma escultora que decidiu unir todo seu mundo em uma pequena moradia. Uma residência localizada nessas regiões que as cidades esquecem de digerir, construída, como todas suas semelhantes, a golpes de desejos e sagacidade, gerando um conjunto feito a base de retalhos que em cada momento se mostraram necessários.

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores
© Héctor Santos-Díez
Planta
Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Viga, Concreto
© Héctor Santos-Díez

Habitar no mesmo espaço que se trabalha sempre se supõe uma reflexão sobre a relação física de ambos lugares, sobre quanto um intoxica o outro. 

Este projeto está centrado - partindo de uma moradia base - no fato de que a arquitetura ajude a separar emocional e fisicamente ambos lugares. Um térreo e subsolo para o trabalho e um pavimento superior para o descanso.

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Héctor Santos-Díez
Corte
Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Madeira
© Héctor Santos-Díez

A área de trabalho é tratada com a maior literalidade possível, deixando aparentes todas as instalações do pavimento superior, a estrutura do forro de madeira com suas vigas de pinus que foram corretamente reforçadas, assim como todas as paredes originais com seus múltiplos remendos construtivos. 

A moradia se fez assim e seguirá sendo construída assim, adicionando camadas. 

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Héctor Santos-Díez

Para criar um cenário necessário para um lugar de trabalho, onde a criação escultórica deva ser o único centro de intensidade, se decide abstrair toda essa base material por meio de uma camada branca que, mantendo o olhar atento às texturas materiais, consegue evitar o fundo e enfatizar o trabalho escultórico de Alejandra. 

A escultora desejava também mesclar seu lugar de trabalho, onde fossem vistos os testes, os erros, a sujeira, o processo... com uma pequena área de exposições para aquele visitante que, porventura, possa aparecer. Uma pequena escada expositiva feita de concreto e as vigas reutilizadas da moradia servem para mostrar essas obras como uma galeria de arte. 

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira
© Héctor Santos-Díez

A moradia da artista surge afastada do solo, abaixo dela está o espaço de trabalho com uma imagem abstrata e massiva feita em pedra e concreto polido do solo. A moradia será outra coisa. 

Primeiramente, o espaço não é similar ao outro. Decide-se eliminar o forro existente para poder desfrutar de todo o volume. As frágeis ripas do telhado são reforçadas e dois montantes de abeto laminado, unidos à treliça existente com placas metálicas, são evidenciados dando continuidade à honestidade dessa construção em suas camadas de uso que sempre definiram a arquitetura desse tipo de moradia.

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Concreto
© Héctor Santos-Díez

Uma intervenção mínima de madeira laminada completa a estrutura principal do dormitório com suas vigas de abeto laminadas e, novamente, a peça de madeira compensada como painel final no piso e na parte inferior do teto.

O piso de madeira compensada é um antônimo perfeito para o concreto polido na área de trabalho. Este espaço superior é deliberadamente tratado como um contraste com a materialidade da pedra inferior, resolvendo com tons quentes da madeira toda a nova atuação que reflete o dever do descanso.

Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos - Fotografia de Interiores, Concreto
© Héctor Santos-Díez

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência para uma artista / Castroferro Arquitectos" [Casa para una artista / Castroferro Arquitectos] 07 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938654/residencia-para-uma-artista-castroferro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.