Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura

Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de ExteriorUnidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Iluminação, Janela, VigaUnidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido, PátioUnidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Viga, Aço, CorrimãoUnidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Mais Imagens+ 33

Brasília, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4485
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Joana França
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cristalmais, Jatobá Pastilhas, Louças e Metais, Montele, REFAX, Tecron
  • Arquitetos Responsáveis: Fabiana Couto Garcia, Alberto Alves de Faria, Fátima Lauria Pires
  • Clientes: UnB
  • Projetos De Estrutura E Fundação: Engenheiro Civil Márcio Augusto R. Buzar
  • Projetos Elétrico, Cabeamento Estruturado E Spda: Engenheiro Eletricista Luís César B. de Oliveira
  • Projetos De água, Esgoto, águas Pluviais E Combate A Incêndio: Engenheiro Civil Márcio Augusto R. Buzar
  • Campus Ceilândia: Estagiária Natália Gorgulho
  • Campus Gama: Arquiteta Ana Carolina Caetano Alves
  • Campus Darcy Ribeiro – Cic/Est: Arquiteta Karine Meneses Chagas de Carvalho, Estagiário Valdir Cardoso
  • Campus Darcy Ribeiro – Ics: Arquiteta Karine Meneses Chagas de Carvalho, Estagiário Valdir Cardoso
  • Campus Darcy Ribeiro – Ipol/Irel: Arquiteta Karine Meneses Chagas de Carvalho, Arquiteta Carina Ferreira Barros
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Exterior
© Joana França

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto foi menção honrosa na categoria obras construídas da XV Premiação de Arquitetura IAB MG. Este projeto foi finalista na categoria educacional do 6o prêmio O Melhor da Arquitetura da Revista Arquitetura e Construção. O edifício da Unidade de Ensino e Docência foi destinado para atender atividades tanto de docentes quanto de discentes buscando a universalização do ensino superior.

Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França
Planta
Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Fachada
© Joana França

Projetado para atender aproximadamente 650 estudantes por turno nos ambientes principais de sala de aula, laboratórios, sala de informática, biblioteca e auditório. Além dos ambientes de ensino, há salas de professores e ambientes multiusos para reuniões e estudos de grupo. Este projeto foi executado nos Campus de Ceilândia, Gama e no Campus Darcy Ribeiro recebeu os Institutos de Ciências Sociais – ICS, Departamento de Ciências da Computação e Estatística – CIC/EST, Institutos de Ciências Políticas e de Relações Internacionais – IPOL/IREL.

Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, Aido
© Joana França

Memorial: O edifício da Unidade de Ensino e Docência localiza-se no Campus da Faculdade UnB Gama. Este edifício foi destinado para atender atividades tanto de docentes quanto de discentes buscando a universalização do ensino superior. Projetado para atender 650 estudantes por turno. Além dos ambientes de ensino, há salas de professores e ambientes multiusos para reuniões e estudos de grupo. O edifício desenvolve-se em dois níveis. No nível térreo (+0,58) localizam-se as secretarias, a cantina, o auditório, 9 laboratórios e serviço.

Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Fachada, Vidro
© Joana França

No nível superior (+4,68) são 32 salas de professores que podem ser usadas por 4 docentes cada, salas multiusos para reuniões e a diretoria. A entrada concentra-se em um único hall para garantir a segurança e o controle. A integração visual dos ambientes e a produção de um clima ameno são garantidas por 3 pátios internos que conferem à edificação o caráter bucólico desejável nos meses secos de Brasília. A circulação vertical distribui-se em uma rampa, em três escadas e um elevador. O conjunto de sanitários públicos concentra-se na parte central da edificação. O acesso do auditório com 100 lugares encontra-se no térreo, próximo à entrada principal.

Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Escada, Viga, Aço, Corrimão
© Joana França

As fachadas são tratadas com elementos construtivos, como o brise-soleil, que as protegem da insolação nos períodos da manhã ou da tarde. Isto resulta em uma fachada ritmada e elegante. A flexibilidade interna é uma qualidade indispensável na moderna arquitetura institucional. A frequente evolução de usos e técnicas demanda novos espaços e, consequentemente, constantes interferências nas instalações prediais. Com isto, foi definida uma malha estrutural baseada em módulos de 1,25 x 1,25 m que ocasionaram uma distribuição dos pilares em 10,00 x 7,50 m. Esta malha permite futuras modificações nos espaços internos e novas atividades poderão ser facilmente acomodadas. O sistema construtivo é em concreto armado pré-fabricado industrializado. As vedações internas são no sistema drywall, que permitam reformas “limpas”. As instalações prediais são visitáveis. As instalações elétricas verticais são aparentes e as horizontais ficam embutidas em forro removível.

Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Fachada, Vidro, Concreto, Corrimão, Viga
© Joana França

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:St. Leste Projeção A - Gama Leste, Brasília - DF, 72444-240, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Unidade de Ensino e Docência / CEPLAN + CoGa Arquitetura" 27 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938367/unidade-de-ensino-e-docencia-ceplan-plus-coga-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.