Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio

Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de InterioresMadalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, CadeiraMadalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, CadeiraMadalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, CadeiraMadalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Mais Imagens+ 8

Florianópolis , Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  91
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fábio Puttini
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ACT 3D, AutoDesk, Ceramica pisos, E2 ENERGIA, Neoplanc, SERRAFER, Trimble Navigation
Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fábio Puttini

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado no centro histórico de Florianópolis na parte Centro Leste, o Madalena bar foi projetado após uma conversa sobre gostos de filmes, músicas, cores, cenas preferidas e ídolos com as donas Rose Bar e Anna O’sfair. A idéia das proprietárias era de fazer um bar intimista, que abarcasse de alguma forma a aura dessas referências.

Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fábio Puttini
Planta - Pavimento térreo
Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fábio Puttini

Desta forma, a estética feminina do local é inspirada no seriado Twin Peaks, no episódio San Junipero da série Black Mirror, no filme A Liberdade é Azul e nos artistas que frequentaram o famoso Chelsea Hotel na Nova York dos anos 60 e 70, além de outras dezenas de referências, como a cultura VHS que, após o cinema, fora a segunda forma de consumir filmes em grandes quantidades, alugando-os em locadoras.

Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores
© Fábio Puttini

Arquitetonicamente, esses códigos estéticos foram repassados para a forma e nuances de materiais e luzes: Juliette Binoche e a linda cena da piscina de “Trois Couleurs: Bleu” estão representados nos azulejos de piscina que tomam grande parte das paredes do Madalena. Os neons azuis e rosas das paredes e balcões fazem entrar no mundo dos bares oitentistas, tão convidativos para dançar e tomar drinks. A atriz Natassja Kinski (Paris Texas, Tess, dentre outros) aparece revestindo o sofá: uma grande estampa com fotos da atriz, feita em tecido foi criada pelo Emanuella Wojcikiewicz Studio para revestir o sofá de 4 metros do piso térreo do estabelecimento.

Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, Iluminação
© Fábio Puttini

No bar do segundo andar temos a memória das fitas VHS incrustada no papel de parede que precede a pista de dança, que é aberta para uma varanda que se debruça sobre a rua Victor Meirelles. Esta varanda protege o corpo dos clientes com uma fachada em ferro vazada, que guarda um segredo a ser desvendado a quem estiver atento: ela possui palavras por toda a sua estrutura, entregando palavras de amor, homenagens aos grandes personagens femininos do séculoXX e XXI. O Madalena porta tanta poesia que transborda para rua, onde centenas de pessoas ficam na frente para desfrutar a noite se sentindo pertencidas.

Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Fábio Puttini

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Florianópolis - Santa Catarina, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Madalena Bar / Emanuella Wojcikiewicz Studio" 16 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937720/madalena-bar-emanuella-wojcikiewicz-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.