Residência em North Bondi / James Garvan Architecture

Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Interiores, Cozinha, Escada, MadeiraResidência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Exterior, Madeira, FachadaResidência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, PortaResidência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoResidência em North Bondi / James Garvan Architecture - Mais Imagens+ 15

North Bondi, Austrália
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  180
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katherine Lu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Elton Group, PGH Bricks, Precision Flooring, Rockcote, Worldstone
  • Construtora: TC Build
  • Interiores: Lisa Tackenberg
  • Cidade: North Bondi
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Exterior, Madeira, Fachada
© Katherine Lu

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta ambiciosa residência responde ao seu contexto tradicional, priorizando a composição geométrica rigorosa, o uso dinâmico do espaço e da luz e um forte envolvimento com a paisagem urbana. A intenção otimista é promover o tipo tradicional de moradia geminada para refletir melhor o contexto social e cultural contemporâneo de Bondi. O entorno ornamentado e tradicional inspirou, portanto, uma resposta ambiciosa e contemporânea. Alinhado com seu vizinho ornamentado e situado no cenário de casas geminadas vernáculas, o projeto conta com a simplicidade, clareza e força da referência geométrica às casas tradicionais com duas águas.

Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Porta
© Katherine Lu
Planta - térreo
Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Interiores
© Katherine Lu

A geometria da nova fachada é um espelho do seu vizinho, mas é despida de ornamentação. A fachada sem adornos dá primazia à pureza e clareza das três formas escalonadas, enquanto mantém uma conexão formal com o vizinho. Uma forte conexão com o meio ambiente, a privacidade da rua e a capacidade de adaptar a edificação são condicionantes que fizeram com que várias condições térmicas fossem alcançadas por meio das fachadas - frontal e posterior - totalmente operáveis ​​e dinâmicas. O núcleo anteriormente escuro desta casa geminada agora recebe sol durante o dia e ventilação natural em toda a casa, aspirando o ar pela frente e pela parte posterior, expelindo-o pelas claraboias. A paleta de materiais contidos depende da variedade de textura e padrão e de sua interação com a luz e o espaço para fornecer um nível de riqueza e vigor ao projeto. Essa restrição, por sua vez, acentua a composição formal do projeto e melhora a legibilidade da intenção do desenho. Dada a localização exposta, a paleta de materiais e a composição, a residência permanece como um novo marco nas ruas secundárias de Bondi. As formas simples e bem definidas da fachada frontal oferecem uma alternativa ao estilo tradicional e, juntamente com ele, uma sensação de evolução. O diálogo entre o novo e o antigo é facilmente lido com um limite frontal desobstruído e uma parte posterior generosa que envolve abertamente a paisagem urbana.

Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Katherine Lu
Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Interiores
© Katherine Lu

Essa abertura é equilibrada pela privacidade oferecida na dinâmica das ripas de madeira que deslizam pelas fachadas proporcionando acesso, proteção solar ou um véu para os espectadores. Enquanto o novo envoltório da edificação aborda a apresentação da paisagem urbana e faz interface com o contexto mais amplo, a reconfiguração do arranjo interno foi bem-sucedida ao criar um compromisso mais dinâmico com a luz natural, o espaço e a paisagem dentro de casa. Um grande vazio foi criado no meio da casa e coberto com uma série de claraboias estrategicamente posicionadas entre as vigas. Isso satisfez os breves requisitos de separação entre espaços públicos e privados e a entrada de luz natural e ar no centro da casa, mantendo a privacidade dos vizinhos ao norte.

Residência em North Bondi / James Garvan Architecture - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Katherine Lu

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em North Bondi / James Garvan Architecture" [North Bondi House / James Garvan Architecture] 07 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937068/residencia-em-north-bondi-james-garvan-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.