Casa JA / Filipa Guimarães

Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Fachada, Cadeira, Pátio, TerraçoCasa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Viga, Terraço, PátioCasa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Fachada, Viga, CorrimãoCasa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de InterioresCasa JA / Filipa Guimarães - Mais Imagens+ 21

Saint-Tropez, França
  • Arquitetos: Filipa Guimarães
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  162
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:João Morgado
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BRUMA, JFN, Primus Vitória, Robbilac, Sanindusa
Mais informaçõesMenos informações
Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Cadeira, Fachada
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Objecto A casa de férias “Cap Camarat” insere-se num conjunto habitacional datado de 1965 com a designação “Village du Merlier” destinado a habitações de férias. Projectado pelo grupo de arquitectos do atelier “Montrouge”, fundado em 1958 por Jean Renaudie, Pierre Riboulet, Gérard Thurnauer e Jean-Louis Vèret. Localizado numa encosta perto de “Cap Camarat”, a sul de Saint-Tropez, a “Village du Merlier” encontra-se inserida nos primeiros exemplos de construção em banda e loteamentos desenvolvidos ao longo da costa, propondo um tipo de habitação, aliando a tradição à modernidade. O conjunto é composto por trinta e cinco casas de dois pisos, implantadas no terreno acidentado junto ao mar e acessíveis por um jogo de ruelas, pracetas e escadarias (apenas para o peão) à imagem das antigas cidades provençais.

Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Fachada, Cadeira, Pátio, Terraço
© João Morgado
Planta
Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Fachada, Viga, Corrimão
© João Morgado

A volumetria, os materiais utilizados e os detalhes construtivos identificam a linguagem defendida pelo movimento moderno. Passados cerca de cinquenta anos desde a sua construção, o conjunto habitacional encontra-se hoje, descaracterizado devido às constantes alterações que sofreu ao longo dos anos, realizadas de uma forma anárquica e desarticulada suprindo as necessidades de cada indivíduo em busca do conforto de um novo estilo de vida, desrespeitando a préexistência. A Proposta: A casa nº 4 não era excepção. Encontrava-se alterada de tal forma, que no seu interior era difícil encontrar os elementos caracterizadores do movimento moderno.

Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa, Cadeira, Janela, Viga
© João Morgado

Uma parte da caixilharia de madeira substituída por alumínio (de várias cores), alguns vãos transformados em arcadas, cerâmicos de revestimentos de diversas formas e feitios… apenas a organização interior se mantinha praticamente fiel à original. O principal desafio neste projecto foi de valorizar o desenho e linguagem original, atribuindo-lhes novas valências impostas pelo novo proprietário. A habitação tem no total 162,00m² (área bruta) divididos em dois pisos. No piso superior, a área social e dois quartos; no piso inferior mais dois quartos. No total três instalações sanitárias, uma de serviço e as outras duas que serviam quatro quartos.

Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Interiores, Banheiro, Chuveiro
© João Morgado

A grande imposição do novo proprietário era transformar todos os quartos em suites. Os elementos chave foram os pátios. Os dois pátios exteriores (superior e inferior) passam a ter a mesma função, de estar mas ao mesmo tempo de transição entre zona social e zona privada. Ou seja, da mesma forma que se atravessa o pátio exterior para aceder à suite principal, no piso superior, também no piso inferior se atribui esta função de atravessamento/transição entre o social e o privado passando pelo exterior. Desta forma conseguiu-se dividir o piso inferior em três suites e uma zona de tratamento de roupa, eliminando um corredor interior e transformando esta área perdida de circulação em área habitável. No que diz respeito aos materiais de revestimento, esses foram pensados e escolhidos tendo sempre em conta a imagem original do projecto, desprovido de luxo, mas com um apurado sentido de estética.

Casa JA / Filipa Guimarães - Fotografia de Exterior, Janela, Escada, Fachada
© João Morgado

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa JA / Filipa Guimarães" 11 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936897/casa-ja-filipa-guimaraes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.