Casa Ninho / QBi Corp.

Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de InterioresCasa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, CamaCasa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Madeira, VigaCasa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Exterior, JardimCasa Ninho / QBi Corp. - Mais Imagens+ 36

  • Arquitetos: QBi Corp.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  260
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Dam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Acor, Bach Thang Interior, Dulux, Huy Cuong Furniture, Panasonic, Royal Home Fan, Toto
  • Arquiteto Responsável: Tran Le Quoc Binh, Nguyen Duong Minh Nhat
  • Paisagismo: Vuon Kieng Co La
  • Projeto Estrutural: CPT cons.
  • Luminotécnico: TCAS the Art of Lighting
  • País: Vietnã
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Exterior, Jardim
© Quang Dam

Descrição enviada pela equipe de projeto. O briefing do projeto foi baseado na tradição familiar dos clientes, os quais realizam encontros entre familiares e amigos em sua casa todos os meses, com centenas de pessoas. Dessa forma, sua antiga residência ficou pequena demais para tais eventos, e aproveitaram a mudança de endereço, do norte para o sul do Vietnã, para criar uma residência exclusiva para os encontros. O projeto, localizado em um lote de 260 m², foi projetado de maneira a promover a abertura do pavimento térreo, criando espaços de convivência, e áreas de contemplação à natureza.

Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Exterior, Madeira
© Quang Dam
Planta - pavimento térreo
Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores
© Quang Dam

Dois bangalôs, que abrigam os quartos de hóspedes, foram suspensos acima da área comum, como 2 ninhos de pássaros. Os "ninhos" foram dispostos de maneira confortável, similares a de um resort. O projeto é encantador, integrando a natureza, e permitindo a entrada da luz solar. Na sala de estar, um grande jardim foi posicionado, como um espaço de adoração, onde a luz do sol é refletida por vitrais coloridos, criando uma sensação de serenidade.

Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Quang Dam
Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Balcão
© Quang Dam

O altar é reservado para tradições e eventos familiares, como cultos de oração aos antepassados, além de propiciar vínculos aos familiares e amigos. Durante o desenvolvimento do conceito, a concepção de uma "casa de banquetes" foi definida. Neste modelo de construção, típico das minorias étnicas do Planalto Central do Vietnã, a casa é organizada longitudinalmente, como um edifício longo, e estreito, com apenas um cômodo, na qual os quartos são construídos com madeira recuperada com partições decorativas nas paredes. No projeto, os dois quartos foram imaginados como dois ninhos de pássaros, que a partir de frestas se abrem para  os raios solares, e para a ventilação. O térreo é um espaço aberto, sem portas, em contato direto com as condições naturais externas, como sol e chuva, além de ser cercado pela vegetação.

Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Jardim
© Quang Dam

Através desta disposição, os proprietários aproveitam para saudar as manhãs, varrer o quintal, e cuidar do jardim... atividades antes inimagináveis para os clientes, que agora fazem com muita alegria, se tornando gradualmente uma espécie de ritual. Além disso, o piso térreo aberto se torna um espaço versátil, não apenas um local para o culto aos ancestrais, mas também um playground para crianças, familiares e amigos. Todas as tardes, o proprietário convida amigos para jogar pingue-pongue; e à noite para dividir uma bebida.

Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira, Cama
© Quang Dam
Corte A
Corte E
Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Interiores, Viga, Aido
© Quang Dam

Com o passar do tempo, os proprietários não se referem mais à casa como a "casa de banquetes",  e sim como a "nossa casa", e orgulhosamente afirmaram: "Minha casa é muito brilhante pela manhã, estamos pensando em nos mudar para cá. Além disso, os antepassados têm espaço suficiente para receber todos os seus filhos neste Tet” (feriado tradicional do Ano Novo Lunar no Vietnã).

Casa Ninho / QBi Corp. - Fotografia de Exterior, Jardim
© Quang Dam

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ninho / QBi Corp." [Nest House / QBi Corp.] 03 Abr 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936761/casa-ninho-qbi-corp> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.