Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, ConcretoEscola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Interiores, VidroEscola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira, FachadaEscola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Mais Imagens+ 7

Le Grand-Lemps, França
  • Arquitetos: brenas doucerain architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2218
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, Bostik, Dörken, Forbo Flooring Systems, Hoppe, Knauf, LEGALLAIS, Nemetschek, PEINTURE SEIGNEURIE, ROCKWOOL, Remmers, SYLVABAT, Somfy, Swiss Krono AG, arte one, dormakaba
  • Arquitetos Líderes: Sonia Doucerain
  • Equipe De Design: brenas doucerain architectes
  • Clientes: Municipality of Le Grand Lemps
  • Engenharia: Betrec
  • Colaboradores: Marine Jambeau architecte
  • Cidade: Le Grand-Lemps
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Exterior
© Studio Erick Saillet

Descrição enviada pela equipe de projeto. No coração da vila de Grand Lemps, entre dois edifícios de adobe, instalados em ângulos retos em torno de um pátio, projetamos um edifício de ponte, buscando conectar, organizar e proteger. Como um estilista trabalharia seu tecido, escolhendo cuidadosamente o fio certo, consertamos um tecido distendido. 

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Exterior
© Studio Erick Saillet

Tirando a liberdade do programa, buscando otimizar os volumes existentes, em vez de construir novos em um local heterogêneo, optamos por minimizar as áreas construídas em favor de terreno aberto capaz de se infiltrar, preservando-o para uma extensão futura, além de preservar os plátanos do pátio, valorizar o patrimônio construído e lidar com o que já existe, com frugalidade. 

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Studio Erick Saillet
Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Imagem 10 de 12
Planta térreo / Planta primeiro pavimento
Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Studio Erick Saillet

A recuperação de espaços ao ar livre com hortas no oeste e praça pública no leste em conexão com a rua tornou possível garantir o fluxo de estudantes e ancorar os edifícios reestruturados e ampliados no centro da cidade. A capacidade do grupo escolar é, portanto, de 15 salas, com uma sala polivalente, uma biblioteca, uma sala de atividades e instalações administrativas.

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Concreto
© Studio Erick Saillet

Entre a ala norte e a ala sul preservada, um volume de ponte, todo em madeira, oferece 3 classes adicionais orientadas para o leste. Esta articulação permite conectar as circulações interiores que servem as classes, para cobrir um pátio coberto em conexão com o pátio. 

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Interiores, Vidro
© Studio Erick Saillet

Uma estrutura em pórtico de madeira douglas laminado colado permite atravessar a faixa de 10 metros, preservando o playground coberto de qualquer ponto de carga. Os postes, legíveis na frente, permitem diminuir um ritmo de marcenaria sistemática e repetitiva. As peças de abertura são equipadas com telas para ventilação noturna em total segurança. Um piso de madeira e uma mesa de compressão participam da estrutura geral do volume nos níveis baixo e alto. O pavimento superior é coberto por vegetação.

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Imagem 11 de 12
Corte

No edifício existente, o volume do sótão do prédio sul é investido para criar a biblioteca e aprimorar a estrutura existente. Um piso de concreto de madeira foi criado para suportar os custos operacionais. Uma base no piso térreo da ala sul existente permite organizar a sala multiuso. Ele pode ser acessado de forma independente pelo pátio sul recém-criado como parte do projeto. Os arcos em arco de tijolos de terracota foram aprimorados, as paredes de adobe foram caiadas de branco, a carpintaria externa foi alterada em favor de estruturas de madeira de lariço idênticas às da extensão.

Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada
© Studio Erick Saillet

Uma renovação térmica por isolamento interno, juntamente com a substituição de caldeiras antigas por uma única que utiliza madeira, contribui para a coerência geral da valorização do edifício existente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:5 rue des écoles 38690 Le Grand Lemps França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária em Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes" [Elementary School at Le Grand Lemps France / Brenas Doucerain Architectes] 24 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935367/escola-primaria-em-le-grand-lemps-france-brenas-doucerain-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.