Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos

Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, ConcretoCasa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, CorrimãoCasa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, ConcretoCasa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Mais Imagens+ 21

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  249
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cemex, Grupo Diaz Redondo, Placo, Saint Gobain Isover
  • Arquitetos Responsáveis: Javier Alejo Hernández Ayllón, Veronica Paradela Pernas, Javier De Andrés De Vicente
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Fachada, Concreto
© Miguel Fernández-Galiano

Descrição enviada pela equipe de projeto. Atualmente existe a demanda de uma arquitetura com uma flexibilidade para além do esteticamente funcional. A capacidade de mutação do doméstico é o que define a casa contemporânea, entendendo esta como um acumulador de rituais mutáveis e indeterminados. Assim, a residência deve ser capaz de acolher tanto o programa previsto como o imprevisto, imaginando-se, ao mesmo tempo, como um lugar de refúgio, marco do ócio e, inclusive, espaço de trabalho.

Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Miguel Fernández-Galiano

Como resposta a tais premissas se concebe a casa como um detentor de múltiplos cenários sobrepostos, que permitem que a adaptabilidade de uso ao longo do tempo seja máxima. Se imagina uma casa essencial, na qual os elementos de serviço se reduzem ao mínimo em favor de espaços livres, abertos e flexíveis - cenários domésticos. Definitivamente, o objetivo é que a casa maximize as oportunidades de uso para que seus habitantes vivam como queiram e não como a residência os imponha.

Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Miguel Fernández-Galiano
Planta - Primeiro Pavimento
Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada
© Miguel Fernández-Galiano

Para tanto, a casa é enterrada no terreno e ao mesmo tempo se eleva em relação a ele, permitindo liberar o térreo. Assim, se gera um ambiente intermediário aberto-coberto de acesso à residência, um grande limiar que faz parte do pátio no qual se transforma todo o lote, entendendo esse espaço como um ambiente a mais da casa. Os pavimentos superiores alojam uma grande área de estar polivalente e os dormitórios, enquanto a área baixa abriga um espaço multifuncional de trabalho ligado a um generoso pátio inglês. Assim, conseguimos obter em um lote de pouco mais de 200 m2, uma casa de 250 m2 com espaços externos associados de mais 250 m2.

Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto
© Miguel Fernández-Galiano
Corte
Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Cozinha, Vidro
© Miguel Fernández-Galiano

Ao mesmo tempo, a casa se integra ao bairro de forma sutil e natural. Atendendo ao entrono próximo, utiliza materiais tradicionais predominantes nos edifícios da região, mas a partir de uma revisão contemporânea. Se aposta em uma construção racional e sincera, onde os elementos que formam a estrutura e os fechamentos se mostram de forma clara e honesta, determinando a materialidade da casa.

Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Concreto
© Miguel Fernández-Galiano
Axonométrica
Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada
© Miguel Fernández-Galiano

Assim, o térreo fica definido pela parede perimetral de tijolo aparente na qual se apoia a casa, que também serve de suporte para que cresçam as videiras, heras e jasmins que fornecem aromas e cores diferentes ao longo do ano.

Nos pavimentos superiores, o tijolo aparente é utilizado como material estrutural nas paredes divisórias para suportar as lajes pós-tensionadas liberadas pelas plantas. Entretanto, nas frentes, a parede de tijolo desdobra-se por falta de sentido estrutural, sendo entendida como uma fachada estratificada que permite que as molduras de madeira de larício deslizantes que compõem as aberturas sejam alojadas no seu interior. Em termos de energia, a grande inércia térmica do complexo, aliada à ventilação natural e à proteção solar ajustável de todas os cômodos, junto à utilização de um piso radiante/refrigerante com produção de energia aerotérmica, garantem tanto uma demanda reduzida, como um baixo consumo de energia.

Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Miguel Fernández-Galiano
Corte Construtivo
Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos - Fotografia de Interiores, Tijolo, Concreto, Aido
© Miguel Fernández-Galiano

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Hortaleza, Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa sobre um pátio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos" [Casa sobre un patio / Ayllón Paradela Deandrés Arquitectos] 10 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935337/casa-sobre-um-patio-ayllon-paradela-deandres-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.