Casa Ponte / NOMO STUDIO

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, ConcretoCasa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores, ConcretoCasa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoCasa Ponte / NOMO STUDIO - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: NOMO STUDIO
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  360
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Cortizo, Parex-Group, Roca, Tamiluz
  • Arquiteto Responsável: Alicia Casals
  • Equipe De Projeto: Karl Johan Nyqvist, Laura Guitart Noelia de la Red, Mario García, Marina Miró, Jordi Sarda, Maria Andanova
  • Cliente: Privado
  • Estrutural: BIS Estruturas
  • Colaboradores: Juan Mora SA
  • Cidade: Es Mercadal
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Ponte está localizada no nordeste da costa de Menorca, na Espanha. O terreno generoso permite que a casa se estenda para capturar as melhores vistas da paisagem, enquanto seus volumes são rotacionados, criando incríveis espaços internos, com vistas sempre distintas.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Concreto
© Adrià Goula
Planta - térreo
Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Adrià Goula

A partir da configuração de plantas quadradas e pentagonais, os pequenos volumes poliédricos foram acumulados, e pairam sobre a paisagem com surpreendente leveza, formando uma ponte que dá nome à casa. Para inserir o amplo programa respeitosamente na natureza, cada cômodo foi dividido em unidades menores. Os terraços e a piscina são uma extensão direta do interior, seguindo a mesma geometria, e mantendo a maior parte do terreno intacta.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Adrià Goula

Na casa de verão, a grande varanda, localizada sob os volumes flutuantes, é concebida como o espaço central para grandes reuniões sociais. Ao lado da piscina e do jardim, as vistas podem ser contempladas em ambas as direções: para o mar, e para as montanhas. Uma segunda varanda no primeiro pavimento, conectada com a cozinha principal, é destinada ao uso diário.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Concreto
© Adrià Goula
Cortes
Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores, Concreto
© Adrià Goula

O programa consiste em sala de estar, cozinha, sala de jantar, e cinco quartos, um deles, localizado em um volume separado. Os espaços comuns são visualmente independentes, no entanto, eles se conectam através de limiares abertos que criam circulações fluidas. No pavimento de acesso, o quarto principal, a sala de estar e a cozinha funcionam como um apartamento dentro da casa, os demais quartos foram localizados no piso térreo, com acesso direto ao jardim e piscina. Os banheiros foram projetados como espaços iluminados e abertos, com grandes janelas do piso ao teto. Por fim, um volume separado da casa principal abriga a garagem, lavanderia, um pátio para pendurar roupas ao sol, e um grande armazém e sala de máquinas.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goula
Elevação 02
Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Concreto
© Adrià Goula

A fachada completamente branca se refere à tradição menorca de paredes e telhados inclinados, com pintura de cal branco, como um véu contínuo. Uma faixa horizontal envolve a casa com uma camada dupla de persianas de alumínio perfuradas. Ao longo dessas faixas estão localizadas todas as janelas do edifício, os brises têm uma dupla função: proteger da radiação solar direta, sem obstruir as vistas do interior, e proporcionar privacidade e segurança. Na fachada posterior, onde não existem aberturas e persianas, as faixas se mantêm como gesso bruto, em contraste ao restante com acabamento liso. Quando as persianas são fechadas, os volumes se destacam com formas geométricas brancas contra o céu azul. Os elementos da paisagem, como muros, escadas e terraços, foram mantidos em concreto para evitar que sejam confundidos com os volumes brancos.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Adrià Goula
Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores
© Adrià Goula

Várias estratégias passivas foram aplicadas garantindo o desempenho sustentável,  (classe A), entre elas, isolamento externo contínuo, proteção solar com brises de alumínio perfurado, grandes varandas, tetos altos para resfriamento natural, vidros com baixa emissão, entre outros.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Interiores, Madeira
© Adrià Goula

Em contraste com a materialidade branca e abstrata da fachada, o interior é rico em materiais e cores. As coberturas inclinadas, pintadas em verde pastel, acentuam a amplitude dos espaços com até 4m de altura. Nos móveis, a madeira de vidoeiro define as mudanças nos ambientes, e nos planos da geometria. O piso foi executado em um concreto lixado com terrazzo in loco, e um rodapé invertido que permite que ele flua visualmente sob as paredes. As bancadas dos banheiros e cozinhas são de mármore branco, e as paredes verticais dos chuveiros foram revestidas com azulejos brancos foscos com juntas verdes. Uma fina estrutura de aço compõe a ilha da cozinha. A iluminação foi totalmente ocultada, e a luz indireta é uma parte muito importante do projeto.

Casa Ponte / NOMO STUDIO - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ponte / NOMO STUDIO" [Casa Puente / NOMO STUDIO] 10 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935159/casa-ponte-nomo-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.