Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects

Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, EscadaCasa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, VidroCasa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, MadeiraCasa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Mais Imagens+ 16

Sri Jayawardenepura Kotte, Sri Lanka
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4025 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Dilanka Bandara
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  American Standard, Crystal Stone, Dulux, Elba, Grohe, Hafele, Seyerlack - JAT Holdings
  • Arquiteto Responsável: Lalith Gunadasa
  • Equipe De Projeto: Kanchana Ranaweera , Thilanka Upendra , Nelshika Gunathilaka
  • Clientes: Mr. Pamith Kodikara
  • Engenharia : URO Structural Consultants (PVT) Limited.
  • Paisagismo: Sarath Landscapes
  • Construtor: Dison’s Construction
  • Texto: Dewindi Ruwanpathirana
  • Cidade: Sri Jayawardenepura Kotte
  • País: Sri Lanka
Mais informaçõesMenos informações
Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Escada
© Dilanka Bandara

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casal jovem recentemente casado, com um estilo de vida ocupado, ambos envolvidos com TI e almejavam uma Casa Moderna, onde pudessem relaxar e desfrutar de tranquilidade, mantendo a vivacidade. A missão aqui era atender à demanda do cliente e responder ao terreno e contexto.

O projeto foi conceituado como um quebra-cabeça de salas internas e jardins externos que, juntos, criam a ilusão de espaços infinitos, enquanto, na realidade, trata-se de um terreno urbano. O local está situado na Rua Alakeshwara, uma densa área residencial urbana em Ethul Kotte, Sri Jayawardenapura. A casa foi projetada com dois pavimentos, somando uma área total de 374 m². O térreo é composto por dois veículos para estacionamento, sala de estar, sala de visitas, sala de jantar, copa e lavanderia. 

Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Dilanka Bandara
Implantação
Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Dilanka Bandara

Ao gerenciar uma inclinação de 1,2 metros de leste a oeste, os espaços do térreo são colocados em pequenos níveis diferentes, melhorando a interconexão visual de cada atividade e a brincadeira rítmica dos espaços. O nível do solo naturalmente elevado da estrada melhorou a obtenção de um nível máximo de privacidade do lado de fora, mantendo uma visão completa da terra pantanosa do jardim como uma extensão da vista. A entrada estreita e linear, focando o pátio central aberto para o céu, leva à volumosa área de estar aberta com grandes janelas de madeira e portas envidraçadas cheias de luz natural, onde qualquer um sentirá que a natureza é trazida para os espaços internos. O coração da casa cria interação entre todos os espaços horizontais e verticais, enquanto as colunas de madeira e o piso de madeira criam uma atmosfera acolhedora de maneira moderna, lembrando os antigos pátios vernaculares do Sri Lanka.

Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Escada
© Dilanka Bandara

Linhas retas e puras, formas simples, vistas amplas e grandes volumes com muita luz natural minimizam a distância entre o interior e o exterior. As paredes pintadas de branco e o piso de tijoleira branca refletem a luz do dia em todos os espaços e destroem a compacidade, criando uma habitação tranquila e espaçosa. Sem limites claros, a integração de áreas como a Dining and Pantry revela uma sequência de espaços que combinam expansividade e simbiose. A cozinha está localizada próxima à área da despensa. A sala do visitante está localizada ao lado da sala de estar no mesmo andar, sem atrapalhar as atividades comuns no térreo.

Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira, Vidro
© Dilanka Bandara
Corte
Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Interiores, Madeira
© Dilanka Bandara

Espera-se que nessa casa seja possível que eles alcancem  um repouso calmo e móveis simples tornaram-se fluidos e mutáveis ​​ garantindo pinturas coloridas que enriquecem a vivacidade. O primeiro andar é composto por uma sala de TV com sala de estar, quarto principal com banheiro anexo e outra sala de ginástica privativa e uma biblioteca com área de estudo. O quarto principal e um dos segundos quartos totalmente abertos para a visão incansável da terra pantanosa, enquanto todos os principais espaços do térreo e do nível superior interagem entre o quarto principal no pátio central. Outro segundo quarto se abre totalmente para o jardim dos fundos e para a estrada, protegido por grandes telas de madeira. Esse recurso garante ventilação e luz natural, mas oferece uma excelente qualidade de privacidade e segurança. O telhado projetado como um terraço para atividades polivalentes é uma plataforma ideal para passar a noite empoeirada sob o céu mutável, proporcionando uma visão livre de obstruções para os olhos e a mente.

Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Dilanka Bandara

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Kodikara / Lalith Gunadasa Architects" [Kodikara House / Lalith Gunadasa Architects] 16 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935130/casa-kodikara-lalith-gunadasa-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.