Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de InterioresEdifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de InterioresEdifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, VidroEdifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de ExteriorEdifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Mais Imagens+ 25

  • Projeto: Zaha Hadid, Patrik Schumacher
  • Diretor De Projeto: Chris Lepine
  • Equipe De Projeto: Alessio Constantino, Martin Pfleger, Oliver Bray, Theodor Wender, Irena Predalic, Celina Auterio, Carlota Boyer
  • Equipe Do Concurso: Sam Saffarian, Eva Tiedemann, Brandon Gehrke, Cynthia Du, Grace Chung, Aurora Santana, Olga Yatsyuk
  • Arquitetos Locais: O’Donnell Dannwolf Partners
  • Engenharia Estrutural: DeSimone Consulting Engineers
  • Instalações: HNGS Consulting Engineers
  • Engenharia Civil: Terra Civil Engineering
  • Paisagismo: Enea Garden Design
  • Segurança Contra Incêndio: SLS Consulting Inc
  • Circulação Vertical: Lerch Bates Inc
  • Consultor De Túnel De Vento: RWDI Consulting Engineers & Scientists
  • Cidade: Miami
Mais informaçõesMenos informações
Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior
© Hufton+Crow

Descrição enviada pela equipe de projeto. O One Thousand Museum é um edifício residencial de sessenta e dois pavimentos situado em frente ao Museum Park, reinaugurado em 2013 na cidade de Miami. Com vista para a Baía de Biscayne, o Museum Park é um local muito popular entre os moradores de Miami, e pode ser considerado um dos principais espaços públicos do centro da cidade, incluindo dois novos museus: o Museu de Arte e o Museu de Ciências.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior, Fachada
© Hufton+Crow

O projeto do arranha-céu segue a mesma linha de pesquisa desenvolvida a anos pelos arquitetos do escritório de Zaha Hadid e Patrik Schumacher. Sua estrutura define uma expressão arquitetônica fluida e consistente.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior
© Hufton+Crow

O exoesqueleto de concreto do One Thousand Museum é uma estrutura perimetral em forma de rede, ou linhas fluidas que parecem escorrer pela fachada do edifício dando suporte às lajes que acolhem os espaços interiores do edifício.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Hufton+Crow

Observando estas linhas estruturais na fachada, as colunas parecem se dividir no meio do corpo da torre, espalhando-se a medida que o edifício vai ganhando altura até culminar nas esquinas superiores, criando uma estrutura altamente resistente concebida para proteger o edifício dos fortes ventos de Miami; as amarrações curvas das esquinas servem como elementos de travamento, fazendo com que o edifício possa resistir as condições mais hostis como tempestades e até furacões.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Hufton+Crow
Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro, Corrimão
© Hufton+Crow

“O projeto expressa toda a fluidez estrutural e arquitetônica características das obras de Zaha Hadid,” explica Chris Lepine, diretor de projeto do ZHA. “A estrutura varia ao longo da seção do edifício, passando de menores à maiores espessuras de acordo com a demanda das cargas de vento, criando um diálogo franco entre a arquitetura e a engenharia do edifício.”

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Hufton+Crow
Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores
© Hufton+Crow

O One Thousand Museum foi desenvolvido utilizando fôrmas de concreto reforçadas com fibra de vidro, as quais permanecem acopladas à estrutura por toda a vida útil do edifício. Esse sistema de fôrmas permanentes se transforma no próprio acabamento, minimizando também os custos de manutenção da estrutura como um todo. Por trás deste esqueleto de concreto, ergue-se uma fachada multi-facetada de vidro, a qual contrasta fortemente com a solidez da estrutura de concreto.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Interiores, Vidro
© Hufton+Crow

Com este sistema de estrutura perimetral, as placas de piso praticamente dispensam a utilização de pilares secundários; a curvatura da estrutura acaba por criar pavimentos sempre diferentes em área, fortalecendo a sensação de exclusividade do edifício. Nos andares inferiores, as varandas ocupam os balanços da estrutura nas esquinas do edifício, enquanto que nos pavimentos superiores, os terraços encontram-se incorporados atrás da estrutura.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Imagem 24 de 30
© Hufton+Crow

Nos últimos pavimentos e na cobertura da torre, o One Thousand Museum conta com um centro aquático, um lounge e um espaço para eventos. Acima do hall de acesso e do edifício de estacionamentos encontam-se jardins, terraços e piscinas para que os moradores possam usufruir das melhores vistas para a baía de Biscayne.

Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects - Fotografia de Exterior
© Hufton+Crow

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:1000 Biscayne Blvd, Miami, FL 33132, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício residencial One Thousand Museum / Zaha Hadid Architects" [One Thousand Museum Residential Tower / Zaha Hadid Architects] 01 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934604/edificio-residencial-one-thousand-museum-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.