Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura

Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, CorrimãoHou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Pia, BanheiroHou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, VigaHou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, CadeiraHou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Mais Imagens+ 13

Belo Horizonte, Brasil
  • Arquitetos: Balsa Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Henrique Queiroga
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aramuni, AutoDesk, Marcelo's Móveis, Trimble Navigation
Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Henrique Queiroga

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com a proposta de trazer a identidade asiática de forma contemporânea, moderna e descolada, nasceu o Hou Mei – Asian Food Bar. Obedecendo ao briefing que tinha como principal intenção projetar um bar de comida oriental que não possuísse referências muito diretas da cultura oriental,  a arquitetura foi inspirada no ideograma do alfabeto chinês, no qual as letras são sempre desenhadas em um quadrado imaginário, o que confere uma ordem ortogonal e proporcional da forma quadrada à escrita. Nessa linguagem, os elementos arquitetônicos seguem a ortogonalidade, na qual prevalece a proporção quadrada, partido que está presente no desenho das luminárias, do mezanino, dos revestimentos, prateleiras e, inclusive, do mobiliário. Além disso, a arquitectura partiu do essencial, elementos funcionais ornamentam o espaço.

Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Henrique Queiroga

Para ocupação do imóvel, que se encontrava vazio, foi projetado um mezanino em estrutura metálica, sendo que os elementos estruturais foram mantidos aparentes, o que contribuiu para a composição da arquitetura e para as desejadas linhas ortogonais e de elementos funcionais.

Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira
© Henrique Queiroga
Planta - Térreo
Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Viga
© Henrique Queiroga

A cozinha foi instalada no mezanino e, abaixo dela, o pé direito mais baixo marca a área de atendimento do bar, conferindo a esse trecho do imóvel a área de atendimento e cocção.

Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Janela, Corrimão
© Henrique Queiroga

Com a intenção de dar à cozinha uma sensação menos claustrofóbica para quem está trabalhando no preparo dos pratos, suas esquadrias de fechamento são em vidro. Tirando partido do material gráfico desenvolvido pelo Estúdio Bogotá para o bar, estas placas de vidro receberam uma plotagem com as ilustrações da Helena Cintra.

Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira
© Henrique Queiroga

No salão de mesas, luminárias desenhadas pelos arquitetos ocupam o pé direito alto, funcionando como elemento de composição dessa área e, quando acesas, pontos de luz que são vistos da calçada. Ao final do bar, os banheiros são em tons terrosos, o que acaba deixando escapar uma luz mais quente para o salão.

Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Bancada, Viga
© Henrique Queiroga

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Prudente de Morais, 469 - Santo Antônio, Belo Horizonte, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hou Mei Asian Food Bar / Balsa Arquitetura" 27 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934491/hou-mei-asian-food-bar-balsa-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.