Residência Linear / Christos Pavlou Architecture

Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, ConcretoResidência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de InterioresResidência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, VidroResidência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de ExteriorResidência Linear / Christos Pavlou Architecture - Mais Imagens+ 28

Limassol, Chipre
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  520
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, Euroblind, NATUZZI, Piperaris, Rabel Aluminium Systems, Ximula Flexible System
  • Arquiteto Responsável: Christos Pavlou
  • Engenharia Estrutural: Andreas Charalambous
  • Paisagismo: Land Art Design Group
  • Cidade: Limassol
  • País: Chipre
Mais informaçõesMenos informações
Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Jardim
© Creative Photo Room

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foi inspirado na ideia de admiração do cenário mediterrâneo em direção ao olival, vinhedos, céu azul claro, vento do sul para norte e mudanças sazonais ao longo do ano. A terra e seu ambiente, juntamente com a topografia irregular do terreno, são tomados como princípios estruturais no desenvolvimento do conceito da casa. Nossa proposta aprimora o caráter estético do campo e usa nossa intervenção com a natureza como pano de fundo para ver a paisagem do mediterrâneo. Projetamos uma silhueta simples e forte para fornecer o cenário que enquadra e aprecia o ambiente. O que particularmente chamou nossa atenção foi a linearidade da plantação ao redor do terreno. Parecia que a natureza estava nos chamando a seguir o modelo linear da paisagem e fazer parte de seu ecossistema.

Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Aido
© Creative Photo Room
Planta - térreo
Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro
© Creative Photo Room

Como resultado, a arquitetura segue as linhas da paisagem circundante composta pelo vinhedo. O planejamento da casa é estruturado ao longo de um eixo longitudinal paralelo à plantação, mas também coincidindo com a melhor orientação solar, ventos e vistas. Uma tipologia linear foi escolhida para o desenho, um conceito que produz uma série de espaços organizados ao longo de um caminho. Todos os ambientes têm uma relação específica com o exterior por meio de grandes aberturas que destacam a conexão que a casa estabelece com a natureza. O conceito se desenvolve em quatro níveis. Espaços de estar no térreo, dormitórios no primeiro andar, serviços e instalações secundárias no subsolo. Por fim, um terraço no último andar estende o espaço, oferecendo uma vista deslumbrante para a paisagem e o mar.

Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Interiores
© Creative Photo Room

A casa e os dormitórios individuais atuam como lugares intermediários e funcionam como espaços de transição entre o interior e o exterior. Os espaços abertos, uma sala de estar de 6 metros de altura, ambientes que fluem entre si, pisos e pontes envidraçadas maximizam o espaço interior e oferecem vistas desobstruídas para jardins, piscina, olival e diferentes níveis de piso. A paisagem aparece na casa de várias formas, com vistas emolduradas, criando um interior rico e melhorando o conforto e o prazer dos ocupantes. Aberturas grandes, pequenas ou micro que capturam e filtram a luz e a paisagem do mediterrâneo estabelecem uma poderosa relação entre pessoas, natureza e construção.

Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Madeira
© Creative Photo Room
Diagrama Axonométrica em Camadas
Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Exterior, Fachada, Concreto
© Creative Photo Room

Um sistema de telas deslizantes para bloqueio solar feito com painéis de alumínio expandido cobre toda a extensão de 27 metros da fachada. Ele protege o interior da luz solar direta vinda do sul, reduzindo a quantidade de ganhos de calor, mas no inverno pode retroceder para que o sol aqueça todo o primeiro andar e a sala de estar. A sustentabilidade e a conservação de energia são consideradas ainda mais com a ventilação cruzada. A escada aberta conecta todos os pavimentos, do subsolo frio ao jardim cálido, criando um efeito de chaminé solar. Além disso, a água da piscina, à medida que evapora, fornece efeito de resfriamento natural em todo o espaço de estar durante os dias quentes de verão. Por fim, 38 painéis fotovoltaicos foram instalados no telhado para aquecimento/resfriamento e 8 painéis solares fornecem água quente.

Residência Linear / Christos Pavlou Architecture - Fotografia de Exterior
© Creative Photo Room

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Linear / Christos Pavlou Architecture" [The Linear House / Christos Pavlou Architecture] 28 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934486/residencia-linear-christos-pavlou-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.