Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa em Lisboa / Bruno Câmara Architects

Casa em Lisboa / Bruno Câmara Architects

© José Ventura © José Ventura © José Ventura © José Ventura + 10

Lisboa, Portugal
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  285
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo Fotografias:  José Ventura
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: AutoDesk, CIN, Greenice, JNF, Kömmerling, LOVE Tiles, Ledvance, Sanitana
© José Ventura
© José Ventura

Descrição enviada pela equipe de projeto. Na zona oriental de Lisboa, com cenário panorâmico para as alamedas de choupos brancos e pretos, surge a Casa em Lisboa, uma habitação unifamiliar inserida num terreno com vista para o Vale do Silêncio.

Com o objectivo de remodelação da sua habitação, construída entre 1939 e 1945, o cliente recorreu aos serviços do gabinete Bruno Câmara Arquitectos, o qual concebeu o projeto Casa em Lisboa, cujo conceito é definido por um plano oblíquo tardoz continuado por um plano curvo, envolvendo assim a fachada.

© José Ventura
© José Ventura

A Moradia de dois pisos, antes com pouca habitabilidade, devido às várias divisões de pouca área e fraca iluminação, ganha uma nova vida e dinâmica. Ao manter a sua fachada principal e cércea intactas, o projeto conserva o aspecto tradicional do  bairro em que se insere, sem deixar de lado o fator surpresa da arquitectura contemporânea. A ampliação da moradia geminada, focada no pátio tardoz, coloca em destaque a vista perspética sobre o Vale do Silêncio ao criar um prolongamento do exterior até ao interior, ao mesmo tempo que lhe confere privacidade.

© José Ventura
© José Ventura

Com alteração apenas da estrutura lateral e posterior, a habitação ganhou um novo corpo de cobertura plana, que se alinha com o telhado da habitação pré-existente, criando assim um híbrido de contrastes arquitectónicos. As fachadas, definidas pela obliquidade, estão ajustadas de forma a enquadrar o pátio, o Vale do Silêncio e a piscina, permitindo ainda a entrada de luz zenital.

© José Ventura
© José Ventura

A Casa em Lisboa introduziu assim no Bairro da Encarnação singularidade, mudança e contemporaneidade, não obstante a conservação da dinâmica da urbanização, atribuindo simultaneamente inovação e herança à mesma edificação.

© José Ventura
© José Ventura

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Lisboa / Bruno Câmara Architects" 20 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934143/casa-em-lisboa-bruno-camara-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.