Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo

Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 2 de 22Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 3 de 22Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 4 de 22Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 5 de 22Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Mais Imagens+ 17

Guadalajara, México
  • Arquitetos Responsáveis: Salvador Macías Corona, Magui Peredo Arenas
  • Coordenador De Projeto: Leonardo Ruiz
  • Equipe De Projeto: Cristina Serrano, Elizabeth Fernández, Denisse Sandoval, Carlos Mendiola, Ernesto Rizo
  • Desenho Estrutura: Juan Jesús Aguirre – CEROMOTION
  • Construção: Oroplan Constructora
  • Desenvolvimento: Desarrollos Maji: José Luis Macías Jasso José Luis Macías Jiménez
  • Cidade: Guadalajara
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 10 de 22
© César Béjar

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício de apartamentos se localiza em uma área patrimonial protegida, conformada por casas de estilo moderno de Guadalajara, algumas delas construídas entre as décadas de 50 e 60. Este projeto cria permeabilidade visual para seus jardins frontais, como é típico das casas da região.

Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 7 de 22
© César Béjar
Diagrama Axonométrico
Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 9 de 22
© César Béjar

O edifício tem acesso por duas ruas: um deles pela via mais doméstica e tranquila, e outro por uma avenida diagonal de dupla circulação que conecta uma região industrial com a zona oeste da cidade. A entrada principal do edifício se localiza na via menor, enquanto o outro lado é utilizado para fins comerciais. O complexo foi implantado no terreno de forma trapezoidal, derivada do traçado diagonal da grande avenida de uso comercial e que corta a quadrícula predominante da cidade. Aproveitando essa condição, a proposta apresenta um volume monolítico escavado, uma extrusão da geometria trapezoidal do lote.

Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 3 de 22
© César Béjar

Este exercício estereotômico permite que o edifício conte com iluminação e ventilação naturais nas quatro fachadas. O volume sólido reconhece os edifícios vizinhos através do uso de taludes que permitem a integração total do edifício. Uma fachada dupla permite que o espaço entre o fechamento de vidro e as aberturas de concreto se transformem em varandas protegidas e habitáveis o que, por sua vez, também gera uma barreira protetora de sol e amortecimento de ruído.

Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 2 de 22
© César Béjar
Elevação (a partir de Agustín Yáñez)
Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 4 de 22
© César Béjar

A solução para o volume é criada através da distribuição do edifício em quatro torres diferentes, gerando núcleos de circulação verticais independentes e eliminando todas as circulações horizontais. Apesar do edifício ocupar toda a capacidade do lote, para aliviar esta massa, o volume é perfurado definindo áreas ou pátios nas coberturas em alturas diferentes, como palcos para ver a cidade. Desta forma as torres são interrompidas para permitir iluminação e ventilação naturais a todas as unidades, para criar áreas comuns e coberturas acessíveis.

Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo - Imagem 11 de 22
© César Béjar

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Efraín González Luna 2579, Arcos Vallarta, 44130 Guadalajara, Jal., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício González Luna / Estudio Macías Peredo" [Edificio González Luna / Estudio Macías Peredo] 27 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933995/edificio-gonzalez-luna-estudio-macias-peredo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.