Loft na Rua 72 / Nauzet Rodríguez

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de InterioresLoft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MadeiraLoft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Banheiro, VidroLoft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Exterior, AidoLoft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Mais Imagens+ 25

Mérida, México
  • Arquitetos: Nauzet Rodríguez
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pim Schalkwijk
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AutoDesk, CASTEL, Helvex, Kimikolor, Magg, Moctezuma, Osel, Proyecta, Tecnolite, Teka
  • Autores: Nauzet Rodríguez Ruiz, Victoria Uribe Jinich
  • Construção: Andrés Arrigunaga Rosas
  • Engenharia: Carlos Cárdenas Pinelo
  • Carpintaria: Edwin Blanco, Rudy Salazar
  • Cidade: Mérida
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Exterior, Porta, Concreto, Aido
© Pim Schalkwijk

Descrição enviada pela equipe de projeto. O orçamento apertado para este projeto não permitiu o desenvolvimento de um programa habitacional de dois quartos, conforme as dimensões do lote sugeridas desde o início. Por isso, decidiu-se desenvolver um projeto abrangente de remodelação que convertesse a casa (com uso comercial até aquele momento) em um espaço “loft”.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores
© Pim Schalkwijk
Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Madeira
© Pim Schalkwijk

A propriedade original passou por pelo menos duas transformações significativas ao longo de sua história. A forte irregularidade do lote se deve à divisão da casa original feita durante um processo anterior de venda.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Dormitório, Cama, Madeira
© Pim Schalkwijk

As divisões internas foram removidas para deixar apenas as paredes de pedra originais na fachada enquanto duas estruturas foram adicionadas. É neste espaço onde a divisão da propriedade e as reformas subsequentes obscurecem as características originais da construção em maior medida. Por isso, a decisão tomada no projeto foi redesenhar uma nova fachada, realizando uma revisão contemporânea de uma solução que não existe nesta casa, mas é visível em outras construções no mesmo bairro: fachada de duas texturas.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Concreto
© Pim Schalkwijk

As paredes internas foram cortadas em colunas e vigas aparentes para abrir e unificar os quartos, formando elementos estruturais que se tornam planos transparentes, definindo  espaços dentro de um conjunto diáfano.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Concreto
© Pim Schalkwijk
Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Interiores, Banheiro, Vidro
© Pim Schalkwijk

A área era muito grande para o que normalmente define-se como loft, então decidiu-se aproveitar dessas sobras para criar um pátio interior que organiza as salas e fornece luz e ventilação a todos os espaços. É também o espaço de ligação entre o quarto e o banheiro, uma área verde de transição e alívio, essencial para a compreensão do todo.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Exterior, Aido
© Pim Schalkwijk

A conexão com a luz natural é reforçada com a presença de duas aberturas zenitais longitudinais na sala e no banheiro. Espaços que, sem escurecer, consideramos que devem incorporar uma quantidade maior de luz natural.

A cozinha também constrói o elo entre o interior e o exterior, onde há um terraço, jardins e piscina. Na parte final da propriedade, em frente a toda a casa, encontra-se a piscina, um lavabo e a área de máquinas.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Exterior
© Pim Schalkwijk

O projeto é caracterizado pelo uso de três elementos fundamentais: branco, como material presente na casa original; cimento aparente, através de diferentes aplicações e texturas; e pedra, elemento onipresente nas casas antigas de Mérida. Ao contrário do branco pré-existente, o preto veste os volumes embutidos: cozinha e armário.

Loft na Rua 72  / Nauzet Rodríguez - Fotografia de Exterior, Porta
© Pim Schalkwijk

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mérida, Yuc., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loft na Rua 72 / Nauzet Rodríguez" [Loft en calle 72 / Nauzet Rodríguez] 26 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933901/loft-na-rua-72-nauzet-rodriguez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.